Alerta

“Santos tem os piores indicadores de tuberculose do planeta Terra”, denuncia vereador

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, infectologista Marcos Caseiro disse que não observou nenhuma ação da prefeitura em relação ao combate à doença

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
“Santos tem os piores indicadores de tuberculose do planeta Terra”, denuncia vereador
O vereador de Santos e infectologista Marcos Caseiro. Reprodução de Vídeo

O vereador à Câmara Municipal de Santos e infectologista, Marcos Caseiro (PT), fez um alerta assustador sobre a incidência de uma doença centenária na cidade e cobrou autoridades.

Em pronunciamento no legislativo e em uma live, o médico foi veemente: “O município de Santos tem os piores indicadores de tuberculose do planeta Terra”.

Caseiro, inicialmente, relatou que, no dia 24 de março de 1882, o médico alemão Robert Koch descreveu o bacilo da doença, que acabou levando seu nome. Cem anos depois, em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Tuberculose.

“É inacreditável como algumas doenças são silenciosas na cidade. A tuberculose, hoje, é a doença infecciosa que mais mata no mundo, de acordo com dados da OMS. O Brasil é um dos países que têm a maior carga de tuberculose no mundo”, afirmou o infectologista.

“Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que no Brasil há 39,7 casos da doença para cada 100 mil habitantes. O estado de São Paulo tem 44,2 casos para cada 100 mil habitantes”, prosseguiu, antes de comparar e se referir diretamente ao cenário trágico na cidade do litoral paulista.

“O município de Santos tem os piores indicadores do planeta Terra. O coeficiente da tuberculose na cidade é 121,1 casos para 100 mil habitantes. A cidade que tem o quinto maior orçamento do estado de São Paulo. É uma vergonha. É uma doença que tem tratamento eficaz. Longo, mas eficaz. Então, é inaceitável”, declarou Caseiro.

O médico, em seguida, voltou a comparar os dados de Santos com outras localidades do Brasil.

“Quando a gente olha esses dados de incidência no Brasil, o Amazonas é o estado com o maior número de casos: 94,7 para 100 mil habitantes. O Rio de Janeiro, 75,3, e Roraima, 64,3 casos para 100 mil habitantes. Então, o município de Santos tem 121, 1, ou seja, tem mais tuberculose do que o pior estado da federação, que é o Amazonas. É inacreditável, vejam o desespero da situação na nossa cidade”, alertou.

Caseiro seguiu com mais números alarmantes. “Quando a gente olha para dentro da cidade, o coeficiente de incidência vem aumentando. Na faixa entre 20 e 29 anos, é onde tem os maiores números. A região do Centro registra 375,5 casos para 100 mil habitantes e a Zona Noroeste, 246,8. Já a região da orla, 46,62. Não vi nenhuma ação da prefeitura em relação ao combate da tuberculose no Dia Mundial. Isso é vergonhoso e aterrorizante”.

Desabafo

O médico e vereador ainda afirmou: “Espero que, ao longo desse meu trabalho, após me aposentar como médico da prefeitura, eu consiga minimamente diminuir esses indicadores, que envergonham nossa cidade. Se eu não conseguir, assim como mortalidade infantil, mortalidade materna, seria completamente ineficaz no sentido de melhorar a condição de vida da população de Santos”.

Porém, evidentemente, é claro que a responsabilidade é do Poder Executivo, o que foi cobrado com eloquência e conhecimento de causa por Caseiro, vereador e infectologista.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum