Meteorologia faz alerta sobre mudança radical no clima do litoral de SP; confira
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que indica perigo para os municípios da região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que indica queda acentuada de temperatura nos municípios do litoral paulista. A medida foi tomada devido à chegada de uma frente fria, nesta segunda-feira (23), à região.
De acordo com o instituto, as cidades da Baixada Santista correm risco, inclusive, de serem afetadas por um declínio de temperatura maior do que 5ºC. Existem, ainda, alertas para tempestades, onda de frio e ocorrência de ventos fortes.
O Inmet destacou, também, que as projeções indicam perigo potencial. A previsão apontou possibilidade de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e até chuva de granizo.
A onda de frio deve atingir o litoral paulista nesta terça (24) e permanecer, pelo menos, até quinta-feira (26).
Nos municípios do Vale do Ribeira, a temperatura mínima pode atingir 3°C, com possibilidade de geada. No litoral norte, os termômetros devem chegar a 11°C e, na Baixada Santista, a mínima pode registrar 12°C.
Massa de ar polar
A Defesa Civil de São Paulo informou que, depois da frente fria, uma massa de ar polar “trará onda de frio para o estado”. O órgão alertou, ainda, que todo o litoral de São Paulo e o Vale do Ribeira “devem se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade, exigindo atenção redobrada da população”.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.