A vacina contra a tuberculose, também conhecida como BCG, será testada no Brasil e em outros três países como alternativa no combate ao coronavírus. Os testes serão feitos em profissionais da saúde do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul que estão na linha de frente das ações contra a doença. A informação é do jornal Metrópoles.
A vacina, que é conhecida por oferecer uma resposta imunológica robusta, será testada em 3 mil voluntários e coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Murdoch Children's Research Institute, instituto de pesquisa médica pediátrica da Austrália. Além de Brasil e Austrália, Espanha e Reino Unido também participam do estudo.
Ainda de acordo com o Metrópoles, alguns estudos já apontam que países com cobertura da BCG têm índices mais baixos de mortes pela Covid-19 por milhão de habitantes. A expectativa dos cientistas é que a vacina proteja contra a infecção do coronavírus ou ao menos atenue a doença nos pacientes já contaminados.
Os voluntários receberão acompanhamento médico por um ano para monitorar a eficácia da vacina e farão testes antes da dose para confirmar que não têm resultado positivo para o coronavírus.
Segundo o UOL, o estudo tem como um de seus financiadores a Fundação Gates, do bilionário e ex-presidente da Microsoft Bill Gates, e já está na terceira fase de testes, a mais avançada.