Horas após anunciar um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e pelo Catar entre Israel e Irã, o presidente americano Donald Trump fez um apelo público para que Israel interrompa as agressões ao território iraniano.
A solicitação foi divulgada nesta terça-feira (24) nas redes sociais do próprio presidente.
Te podría interesar
“ISRAEL. NÃO LANÇEM ESSAS BOMBAS. SE FIZEREM, É UMA GRAVE VIOLAÇÃO. TRAGAM SEUS PILOTOS PARA CASA, AGORA! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS”, escreveu Trump.
Te podría interesar
Desde a madrugada, bombardeios foram registrados tanto em Israel quanto no Irã, indicando violações do cessar-fogo estabelecido sob pressão internacional. As autoridades dos dois países ainda não confirmaram oficialmente as autorias dos novos ataques.
Na manhã de hoje, antes de embarcar para a conferência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), na Holanda, Trump voltou a criticar o comportamento das partes envolvidas.
“Irã e Israel estão lutando há tanto tempo que não sabem o que p*rr% estão fazendo”, declarou.
O presidente também fez duras críticas à postura israelense logo após o anúncio do cessar-fogo. “Israel, assim que fechamos o acordo, eles saíram e lançaram uma carga de bombas como eu nunca vi antes”, disse Trump.
Em tom de advertência, o líder americano reforçou o descontentamento com as ações de Tel Aviv. “Não estou satisfeito com Israel”, afirmou. “Sabe, quando eu digo que você tem 12 horas, você não chega logo nas primeiras horas e diz que vai lançar tudo o que tem sobre eles.”
Trump também responsabilizou o Irã pelas tensões, mas enfatizou: “Estou realmente insatisfeito se Israel for lá esta manhã, por causa de um foguete que não caiu, que foi disparado.”