CONFLITO

Irã diz que não fechou 'nenhum acordo' sobre cessar-fogo

Chanceler diz que país encerrará operações militares se o regime israelense interromper "sua agressão ilegal contra o povo iraniano"

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, emitiu declarações em sua conta na rede social X
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, emitiu declarações em sua conta na rede social XCréditos: OZAN KOSE / AFP
Escrito en GLOBAL el

Ainda que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha anunciado na noite desta segunda-feira (23) que Israel e Irã tinham chegado a um acordo de cessar-fogo, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, disse que não há um entendimento pra encerrar operações militares até o momento.

“No entanto, desde que o regime israelense interrompa sua agressão ilegal contra o povo iraniano até as 4h da manhã, horário de Teerã [00h30 GMT], não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso”, escreveu ele no X.

“A decisão final sobre a cessação das nossas operações militares será tomada mais tarde”, pontuou ainda o ministro.

Em uma segunda postagem, também no X, Araghchi disse que as operações militares "para punir Israel" continuaram "até o último minuto, às 4h".

“Juntamente com todos os iranianos, agradeço às nossas bravas Forças Armadas que permanecem prontas para defender nosso querido país até a última gota de sangue e que responderam a qualquer ataque do inimigo até o último minuto”, acrescentou o chanceler.

Anúncio de Trump

Por meio de sua rede social, a Truth Social, Trump havia anunciado que Israel e Irã haviam chegado a uma acordo para cessar as hostilidades.

"PARABÉNS A TODOS! Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem se acalmado e concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada ENCERRADA! Oficialmente, o Irã iniciará o CESSAR-FOGO e, na 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO e, na 24ª hora, o FIM Oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo. Durante cada CESSAR-FOGO, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Partindo do princípio de que tudo funcionará como deveria, o que funcionará, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, a Coragem e a Inteligência para encerrar o que deveria ser chamado de "A GUERRA DE 12 DIAS". Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e DEUS ABENÇOE O MUNDO!", escreveu Donald Trump.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar