OPINIÃO

As mulheres, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barretto Jr.

“Foram quatro homens. A quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher.” Deputado Jair Bolsonaro.

Jair e Michelle Bolsonaro.Créditos: Flickr Bolsonaro
Escrito en OPINIÃO el

(28) aconteceu o debate eleitoral na BandNews. Bolsonaro foi Bolsonaro, inclusive no quesito ‘agressão às mulheres’. Vejam o que ele disse para a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, após ser questionado sobre a vacinação no Brasil.

"Vera, eu não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro (...)." Presidente e candidato Jair Bolsonaro. Fonte: BandNews.

E o presidente Jair Bolsonaro ainda duvida do resultado das pesquisas eleitorais pela sua baixa popularidade entre as mulheres brasileiras. Vejam o que ele disse no dia 04 de fevereiro de 2022: “Segundo pesquisa, as mulheres não votam em mim, a maioria vota na esquerda. Agora, não sei, pesquisa a gente não acredita.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Emilly Behnke.

No nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases (Geração Editorial, 2022)’, são várias as falas onde as mulheres são agredidas. O PDF gratuito do livro está disponível no final deste artigo.

10 de março de 2010

“São tantos direitos que duvido que quem esteja nos ouvindo vá continuar dando empregos às mulheres. Demitir uma mulher é a coisa mais difícil que existe. Quando se criam certas vantagens como licença-gestante.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

16 de junho de 2011

“E um filho meu não precisa se misturar com essa gente, como a Preta Gil, para ser feliz e vencer na vida. (...) A promiscuidade da Preta Gil está no blog dela. Ela fala ali que é bissexual, diz que na casa dela os héteros eram exceção.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

27 de março de 2013

“Ela [presidente Dilma Rousseff] não tem compromisso com a família. Se tivesse, não teria indicado a Eleonora Menicucci para ser ministra das Mulheres, pois ela declara, no Correio Braziliense, que continua tendo relações com homens e mulheres, ou seja, no linguajar popular: sapatona! E ainda diz que o seu grande orgulho é a filha, que é gay.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

09 de dezembro de 2014

“Não saia, não, Maria do Rosário; fique aí! Fique aí, Maria do Rosário! Há poucos dias você me chamou de estuprador no Salão Verde, e eu falei que eu não a estuprava porque você não merece. Fique aqui para ouvir.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

23 de fevereiro de 2015

“Entre um homem e uma mulher jovem, o que o empresário pensa? ‘Poxa, essa mulher tá com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade...’ Bonito pra caralho, pra caralho! Quem que vai pagar a conta? O empregador. No final, ele abate no INSS, mas quebrou o ritmo de trabalho. Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias, ou seja, ela trabalhou cinco meses em um ano.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: G1, por Vanessa Lima.

15 de setembro de 2015

“Espero que o mandato dela [presidente Dilma Rousseff] acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Guilherme Amado.

15 de fevereiro de 2016

“Não empregaria [homens e mulheres] com o mesmo salário. Mas tem muita mulher que é competente.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

11 de março de 2016

“Com o passar do tempo, com as liberalidades, as drogas e as mulheres trabalhando, aumentou bastante o número de homossexuais.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Rita Constantino, Valter Costa e Yuri Riras.

17 de abril de 2016

“Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff! Pelo Exército de Caxias, pelas nossas Forças Armadas, por um Brasil acima de tudo, e por Deus acima de todos, o meu voto é ‘sim’!” Deputado Jair Bolsonaro, no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

10 de março de 2017

“Parabéns a todas as mulheres do Brasil [pelo Dia da Mulher], porque eu defendo a posse de armas de fogo para todos, né? Inclusive vocês, obviamente, as mulheres. Nós temos de acabar com o mi-mi-mi. Acabar com essa história de feminicídio, que, daí, com arma na cintura, vai ter é homicídio, tá ok? Valeu, felicidades!” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Congresso em Foco, por Débora Álvares e Edson Sardinha.

1º de abril de 2017

“Foram quatro homens. A quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Jornal Estado de Minas, por Juliana Cipriani.

22 de abril de 2018

“Aponte um áudio meu dizendo que mulher tem que ganhar menos do que homem.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, Folha, Agência Lupa.

17 de setembro de 2018

“A partir do momento em que a família é dissociada, surgem os problemas sociais. Atacam eminentemente nas áreas carentes, onde não há pai e avô, é mãe e avó. E, por isso, torna-se realmente uma fábrica de elementos desajustados que tendem a ingressar nessas narcoquadrilhas.” General Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente. Fonte: GZH.

30 de setembro de 2018

“As mulheres de direita são mais bonitas que as da esquerda. Elas não mostram os peitos nas ruas e nem defecam nas ruas. As mulheres de direita têm mais higiene.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense.

1º de dezembro de 2018

“Avisem a Gleisi [Hoffmann] e Maria do Rosário que se sobrevoarem Brasília de vassoura serão abatidas.” Alexandre Correa, marido de Ana Hickmann. Fonte: UOL, por Gilvan Marques.

25 de abril de 2019

“Quem quiser vir aqui [ao Brasil] fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. O Brasil não pode ser um país de turismo gay. Temos famílias.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.

19 de julho de 2019

“Ela [Miriam Leitão, jornalista] estava indo para a guerrilha do Araguaia quando foi presa em Vitória. E depois conta um drama todo, mentiroso, que teria sido torturada, sofreu abuso etc. Mentira. Mentira.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Leonardo Sakamoto.

05 de setembro de 2019

“Macron falou que tão botando fogo na floresta brasileira e o presidente devolveu: ‘que a mulher dele é feia, por isso ele tá falando isso’. Tudo bem, é divertido, não tem problema nenhum. É tudo normal e é tudo verdade. Presidente falou mesmo, e é verdade mesmo, a mulher é feia mesmo. Não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado.” Paulo Guedes, ministro da Economia. Fonte: Estadão, por Elena Landau.

05 de outubro de 2019

“Tá com sua mãe.” Presidente Jair Bolsonaro, quando questionado por um ciclista sobre o paradeiro de Fabrício Queiroz. Fonte: UOL e Folha.

30 de outubro de 2019

“A grande mídia deu espaço enorme [sobre a morte de Marielle Franco]. Chamou de ‘heroína’, ‘futura presidente’, ‘mulher lésbica’. Peraí... Morre gente da sociedade e ninguém toma providência.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: DW.

15 de novembro de 2019

“Uma pena, prefiro cuidar dos estábulos, ficaria mais perto da égua sarnenta e desdentada da sua mãe.” Abraham Weintraub, ministro da Educação, debatendo com uma cidadã no Twitter. Fonte: Metrópoles, por Tácio Lorran.

20 de dezembro de 2019

“Oh, rapaz, pergunta para a tua mãe o comprovante que ela deu para o teu pai, tá certo?” Presidente Jair Bolsonaro, respondendo a um repórter. Fonte: iG, por Caique Alencar.

16 de janeiro de 2020

“Você está falando da tua mãe?” Presidente Jair Bolsonaro, ao responder a um repórter. Fonte: UOL e Folha, por Ricardo Della Coletta e Talita Fernandes.

12 de fevereiro de 2020

“Eu não duvido que a senhora Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha, possa ter se insinuado sexualmente, como disse o senhor Hans, em troca de informações para tentar prejudicar a campanha do presidente Jair Bolsonaro.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Catraca Livre.

18 de fevereiro de 2020

“Ela queria dar um furo.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo a Patrícia Campos Mello. Fonte: Correio Braziliense, por Ingrid Soares.

10 de setembro de 2020

“Eu confesso, a primeira vez que gritaram misógino comigo eu não sabia o que era. (...) Se não gosta de mulher, gosta de homem, então, né.” Presidente Jair Bolsonaro, na live com a presença de Esther Castilho, 10 anos, youtuber mirim. Fonte: Correio Braziliense, por Maíra Alves.

04 de março de 2021

“Tem idiota que a gente vê nas mídias sociais, na imprensa, né?... [Dizendo:] ‘vai comprar vacina’. Só se for na casa da sua mãe.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.

13 de abril de 2021

“PESSOAS COM VAGINA. Fiz tweet ironizando a esquerda que adotou a expressão ‘pessoas com vagina’ para referir-se a mulheres. Após isso a esquerda quer dizer que eu criei a expressão e me tachar de machista, era só o que faltava.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

1º de junho de 2021

“É uma quadrúpede.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo a jornalista Daniela Lima. Fonte: Folha.

05 de agosto de 2021

“Hoje, tem...” Presidente Jair Bolsonaro, na entrega da ‘Medalha Oswaldo Cruz’ à senhora Michelle Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Lauro Jardim e Amanda Almeida.

1º de setembro de 2021

“Conhecem este senhor? Seu nome é Marco Antônio, o marido da Maria da Penha. Visitou o meu gabinete e contou a sua versão sobre o caso que virou lei no Brasil. Sua história é, no mínimo, intrigante. (...) Como o maior inimigo do cara são as feministas, me deu curiosidade de ouvi-lo. Não confio em feministas.” Deputado estadual Jessé Lopes. Fonte: Poder360.

28 de setembro de 2021

“(...) É a mulher que separa e passa a ser a obsessão da vida dela destruir, atacar o ex-cônjuge (...)” Governador Romeu Zema. Fonte: Bahia Notícias, por Stella Borges

08 de outubro de 2021

“Hoje a gente tem que decidir: a prioridade é a vacina ou é o absorvente? As mulheres pobres sempre menstruaram nesse Brasil e a gente não viu nenhum governo se preocupar com isso (...).” Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Fonte: Poder360.

14 de outubro de 2021

“Quando Bolsonaro anunciou que eu seria ministra da família, alguns da nossa base mais conservadora criticaram: ‘não, é ela a ministra da família?’ Eu sou divorciada, meu marido foi embora, tomara que volte. Foi embora, resolveu, sabe, assim, eu sonhei com o príncipe a vida inteira, aí eu casei com o príncipe, aí passou a bruxa lá em casa e levou meu príncipe embora.” Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Fonte: Metrópoles e SamPancher.

11 de novembro de 2021

“Bom dia a todos! Menos para a primeira-dama [Michelle Bolsonaro], que eu já dei um bom dia muito especial para ela hoje. Acredite se quiser!” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: TV Brasil.

30 de novembro de 2021

“Maria do Rosário não sabe lavar panela/ Jandira Feghali nunca morou na favela/ Luciana Genro apoia os sem-terra/ Mas não dá o endereço pra invadirem a casa dela.” Música tocada no evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado e Lucas Marchesini.

1º de fevereiro de 2022

“Não vem papai e mamãe jogar no colo do Ministério da Saúde: ‘Resolva, minha filha engravidou’, depois que deixou sua filha ir para o TikTok vender seu corpo. Uma coisa está muito atrelada com a outra.” Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Fonte: Tecmundo.

03 de fevereiro de 2022

“No governo passado gastava-se dinheiro para desprincesar meninas. Eles queriam acabar com as princesas no Brasil. Pais não poderiam chamar mais as filhas de princesas. (...) Agora veja o que acontece no atual governo. Estamos princesando as meninas. Uau!!! Bolsonaro, lobo mau dos comunistas. Michelle, o terror das bruxas.” Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Fonte: Correio Braziliense.

23 de fevereiro de 2022

“A maioria das mulheres que eu conheço gostaria de estar em casa se dedicando aos afazeres domésticos, à família, enquanto o homem sai para caçar.” Heloísa Wolf Bolsonaro, psicóloga, esposa do deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Lilia Schwarcz, no Instagram.

08 de março de 2022

“Hoje em dia as mulheres estão praticamente integradas à sociedade.” Presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia de homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Palácio do Planalto. Fonte: TV Brasil.

08 de março de 2022

“Na semana da Mulher, o Grupo Voto fomenta a participação feminina na política. Palestrantes: Jair Bolsonaro; Arthur Lira; Paulo Guedes; Tarcísio de Freitas; Rodrigo Garcia.” Grupo Voto. Fonte: Eixo Político.

03 de abril de 2022

“Ainda com pena da [emoji de uma cobra].” Deputado Eduardo Bolsonaro, se referindo à jornalista Miriam Leitão, que foi torturada grávida com uma cobra na cela durante a ditadura militar. Fonte: o próprio Twitter.

04 de abril de 2022

“Uma cobra e Miriam Leitão no mesmo ambiente... Quem envenenou quem?” Maicon Sulivan. Fonte: o próprio Twitter.

05 de abril de 2022

“E ela [Miriam Leitão, jornalista] só tem a palavra dela, dizendo que foi vítima de uma tortura psicológica quando foi jogada dentro de uma cela junto com uma cobra. Eu fico com a pulga atrás da orelha, porque você não tem um vídeo, não tem outras testemunhas, não tem uma prova documental, não tem absolutamente nada.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Bahia Notícias.

23 de abril de 2022

“Aguardo o deputado Eduardo Bolsonaro me procurar, após ofender minha falecida mãe.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: o próprio Twitter.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases