Nos anos 60, o Palmeiras foi chamado de Academia pela primeira vez. Com Dudu e Ademir da Guia no meio-campo, o time era muito bom e foi convidado pela CBF a representar o Brasil contra a selecão uruguaia, na inauguração do Mineirão, dia 7 de setembro de 1965. Ganhou por 3 x 0.
O treinador era o argentino Nelson Ernesto Filho Nunez, que implantou um jogo vertical, de toques curtos e muita velocidade. Ele chamava de pim pam pum. E gol.
Te podría interesar
Sessenta anos depois, Dorival Jr tem a chance de fazer algo parecido. É dia do Sexo e poderia apimentar a relação da torcida com a Seleção. E da Seleção com o futebol Brasil.
O Brasil enfrenta o Equador em casa e perdeu Pedro, que seria o centroavante titular. Está na hora da juventude. Hora de antecipar o futuro e escalar Estevão, 17, Endrick, 18 e Vinicius Jr, 23 anos, juntos, desde o início.
Endrick sempre entra no final e resolve. Bastou um minuto para deixar sua marca pelo Real Madrid. Estevão tem oito gols no Brasileirão e Vinícius Jr é uma realidade mundial.
E Luis Henrique? É bom, mas deveria ficar no banco. É hora de radicalizar no pim pam pum.