Uma explosão de grandes proporções atingiu o porto de Shahid Rajaee, em Bandar Abbas, no sul do Irã, neste sábado (26), deixando ao menos 406 pessoas feridas. A informação foi confirmada por meios de comunicação estatais iranianos.
O incidente ocorreu em meio à retomada das negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, realizadas em Omã. Ainda não há confirmação oficial sobre a relação entre os dois eventos, e as causas da explosão seguem sob investigação.
Te podría interesar
De acordo com autoridades locais de gestão de crises, o acidente teria começado após a detonação de vários contêineres armazenados na área do cais. Equipes de resgate estão mobilizadas no local para retirar os feridos, que vêm sendo encaminhados a hospitais da região.
A agência de notícias Tasnim, ligada ao governo, informou que todas as atividades no porto foram suspensas para facilitar o combate às chamas. Considerado um dos principais centros logísticos do país, o Shahid Rajaee operava com um grande número de funcionários no momento do incidente, o que aumenta a preocupação com o possível registro de mortes.
Te podría interesar
Explosão quebrou janelas
Relatos da mídia iraniana apontam que a explosão foi tão intensa que quebrou janelas em um raio de vários quilômetros. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma densa nuvem em forma de cogumelo surgindo sobre o porto logo após a detonação.
O Shahid Rajaee já foi cenário de tensões no passado. Em 2020, o porto sofreu um ataque cibernético que provocou congestionamentos massivos nas vias terrestres e marítimas da região. Na época, o jornal Washington Post reportou que Israel teria sido o autor do ataque, em resposta a uma ofensiva cibernética iraniana.
Shahid Rajaee, a mais de mil quilômetros ao sul da capital, é o porto de contêineres mais avançado do Irã, de acordo com a agência de notícias oficial IRNA.