Projeto Ondas faz mutirão de limpeza e conscientização em praia do litoral de SP
A organização realiza ação ambiental em parceria com o Programa Formare Santos Brasil; confira detalhes
O Projeto Ondas, organização da sociedade civil (OSC) com 17 anos de atuação em Guarujá, no litoral de São Paulo, promove, neste sábado (26), mutirão de limpeza, na Praia da Enseada. A entidade foi fundada pelo bicampeão brasileiro de surf, Jojó de Olivença,
A ação acontece em frente ao Delphin Surf Hotel, das 9 às 13 horas, e é realizada em conjunto com o Formare, programa de qualificação profissional desenvolvido na Santos Brasil, em parceria com a Fundação Iochpe.
A iniciativa é voltada, exclusivamente, para alunos e famílias atendidos pelo Projeto Ondas e integra uma programação especial com coleta e separação de resíduos, além de atividades lúdicas e educativas idealizadas pelos jovens do Formare.
Letícia Flores, captadora de recursos do Projeto Ondas, destacou que o evento será um momento de aprendizado coletivo. “Além da limpeza da praia, teremos atividades recreativas e educativas que incentivam a conscientização ambiental e social. Também haverá arrecadação de brinquedos, jogos e livros, organizada pelos alunos do Formare, ampliando o impacto da ação na comunidade”.
Os resíduos recolhidos durante o mutirão serão armazenados, temporariamente, na sede do Projeto Ondas e, posteriormente, encaminhados para reciclagem por meio de uma parceria com a OSC Ecolocal Brasil, de Barra Velha (SC). Toda a estrutura necessária para a atividade será fornecida pelas organizações envolvidas.
“O objetivo vai muito além da ação pontual. É sobre envolver os adolescentes no desenvolvimento de atividades com propósito, despertando o senso de responsabilidade social e ambiental”, ressaltou Letícia.
O projeto já atendeu mais de 500 crianças e suas famílias, por intermédio de uma abordagem que alia esporte educacional, apoio pedagógico, inclusão digital, formação ética e cidadã, além de educação ambiental.
“Acreditamos que é por meio dessas vivências práticas que conseguimos construir um futuro mais consciente, mais humano e mais conectado com o meio ambiente”, reforçou Letícia.
Para colaborar
O Projeto Ondas aponta que quem acredita no poder transformador do surf e da educação pode ajudar com doações. Saiba detalhes no link. Além disso, e entidade possui uma página de doação na plataforma Trackmob, e para acessar é só entrar no site do Ondas.
O projeto conta, também, com o apoio de empresas para continuar a se desenvolver como organização social e manter os programas integrados de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Para saber mais, entrar em contato pelo e-mail parcerias@projetoondas.org.br.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.