FOLHA SANTISTA

Aves são furtadas do Orquidário de Santos durante invasão

Gaviões, falcão, papagaios e maritacas foram levados; não é a primeira vez que esse tipo de crime é praticado no local

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Aves são furtadas do Orquidário de Santos durante invasão
Orquidário Municipal de Santos. Reprodução/Google Maps

Um crime ambiental se repetiu no litoral paulista. Ao todo, seis aves foram furtadas do Orquidário Municipal de Santos. Dois gaviões, dois papagaios, um falcão e uma maritaca foram levados do hospital veterinário, que fica em um local restrito do estabelecimento.

O fato ocorreu na madrugada de domingo (22), na Praça Washington, no bairro José Menino. Não é a primeira vez que furtos de animais acontecem no local.

Em 2024, um papagaio-de-cara-roxa e três saguis também foram levados do Orquidário. Porém, os animais foram recuperados alguns dias depois.

O responsável pelo espaço, em depoimento à polícia, declarou que uma faca e uma luva utilizada para o manejo de animais foram encontradas em uma sala trancada. A suspeita é que os objetos tenham sido usados no furto, pois o espaço onde estavam as aves pode ser acessado por uma janela.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que uma estagiária havia notado adolescentes fotografando áreas restritas do Orquidário antes do crime.

O caso foi registrado como furto no 7º Distrito Policial de Santos, que iniciou investigações para identificar os responsáveis.

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Santos divulgou uma nota para afirmar que a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) está trabalhando no reparo dos locais arrombados no Orquidário, no reforço das telas de proteção, na instalação de novas concertinas (cercas de segurança) e na ampliação dos pontos de iluminação.

Ainda conforme a administração, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas no Orquidário, que conta com um sistema de videomonitoramento integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura. As imagens serão cedidas às autoridades policiais para as apurações.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Temas

Logo Forum