VÍDEO: É Nazaré? Onda gigante e perigosa surpreende surfistas em praia do litoral de SP
O fenômeno assustador é considerado raro e foi registrado na Praia do Góes, em Guarujá
Nazaré, em Portugal, é o local mais conhcecido e temido pela formação de ondas gigantes, que só não assustam os surfistas mais corajosos.
Agora, um fenômeno semelhante, raro e perigoso foi registrado na Praia do Góes, em Guarujá, no litoral paulista. Uma onda gigante surgiu no local e surpreendeu a todos que estavam próximos.
Surfista e empresário, Raphael Bernardelli relatou que essa onda é extremamente perigosa por sua força e impacto provocado. Ele afirmou que foi um dos primeiros a surfar nesse tipo de onda, entre 2005 e 2006.
“A primeira vez que eu fui atrás dela foi remando de caiaque e levando o meu longboard atrás da prancha. Quando eu estava remando em direção ao Góes, a essa onda, os meus amigos que estavam lá nas pedras e começaram a gritar: ‘Palhaço, a série, a série’. E do nada veio essa onda”, relembrou, em entrevista para A Tribuna.
A lenda
A onda é chamada por surfistas de lendária, pois raramente é registrada. Segundo a lenda, ela se forma devido às dragas que retiram areia do fundo do mar. Bernardelli destacou que, para permitir a passagem dos navios, é necessário aprofundar o canal, e essa areia acaba sendo deslocada em direção à Praia do Góes, o que contribui para a formação do fenômeno.
“Ela demora muito para acontecer, às vezes não acontece nem num ano, é muito rara. Precisa de uma ondulação muito grande”, acrescentou.
A onda apareceu no sábado (5) e foi registrada pelos drones de Luiz Fernando Martins (@drone_013).
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.