Violência

Motorista de Porsche que espancou idoso no litoral de SP agora responde em liberdade

Richard Henrique Julião não é mais considerado foragido; ele tinha contra ele um mandado de prisão expedido pela Justiça, mas obteve habeas corpus

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Motorista de Porsche que espancou idoso no litoral de SP agora responde em liberdade
Postagens no perfil do agressor Richard Henrique Julião. Reprodução/Redes Sociais

Richard Henrique Julião, de 21 anos, o motorista do Porsche que espancou Argemiro Soares da Silva, de 78, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, está livre, pelo menos por enquanto.

A defesa do agressor alegou que o cliente está escondido para preservar a própria vida, depois de ter sofrido ameaças nas redes sociais. Depois do ato de extrema violência, o motorista do Porsche fugiu para São Paulo; o carro foi localizado.

No dia 12 de fevereiro, o idoso foi atacado por Richard após pedir para que ele parasse de acelerar o Porsche, pois o barulho estava incomodando os moradores de um prédio localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Aviação, em Praia Grande. Em seguida, foi violentamente agredido.

O juiz Felipe Esmanhoto Mateo, da Vara do Júri, Execuções, Infância e Juventude de Praia Grande, um dia após as agressões, emitiu um mandado de prisão temporária contra Richard. Porém, ele estava foragido e o documento tinha validade até 13 de março.

O advogado do agressor, Raphael Abib, afirmou que o cliente não está mais foragido, pois o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) concedeu um habeas corpus para que o motorista responda em liberdade.

O advogado disse, ainda, que não há previsão, mas pretende apresentar Richard à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para prestar esclarecimentos à polícia.

“Não se apresentou porque tinha mandado de prisão expedido. Agora, que foi concedida a liberdade, ele se apresentará no momento oportuno”, declarou, em entrevista ao G1.

Abib alegou desconhecer o paradeiro do próprio cliente e prefere não saber, como, segundo ele, forma de segurança. “Richard encontra-se reservado para preservar sua própria vida. Basta entrar nos comentários das postagens que poderá ver as diversas ameaças”.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou que o agressor poderá responder pelo crime de tentativa de homicídio com quatro qualificadoras: motivo fútil, meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e o fato de o agredido ter mais de 60 anos.

Em liberdade, agressor reativa redes com postagens no RJ

Após obter o habeas corpus, deixando de ser considerado foragido, Richard reativou seu perfil nas redes sociais com postagens em Copacabana, no Rio de Janeiro. Porém, seu advogado alegou que as publicações seriam antigas e que ele não estaria na capital carioca.

Lista de outros crimes

Richard tem histórico de acusações de crimes. Ele já denunciado por agredir a avó e a ex-namorada grávida, além de ter sido alvo de investigações por associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. Existem registrados, ao menos, quatro boletins de ocorrência registrados contra ele.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum