FOLHA SANTISTA

Último fim de semana da 8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos agita região

Programação inclui a 3ª DiversaFeira e a grande Parada com trio elétrico, shows e performances artísticas, no Centro Histórico

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Último fim de semana da 8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos agita região
Imagem da edição de 2024. Victor Bitencourt

A 8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos entra em sua reta final com uma programação variada, reunindo cultura, empreendedorismo, arte e reivindicação na cidade do litoral paulista. O evento acontece neste sábado (28) e domingo (29).

Com o tema “Envelhecimentos LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, o último fim de semana da atração celebra as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ e reforça a importância de garantir direitos em todas as fases da vida.

“Falar de envelhecimento LGBT+ é um gesto político e afetivo, além de reconhecer e valorizar a trajetória de quem resistiu em tempos mais difíceis, aqueles que pavimentaram o caminho para os direitos que conquistamos hoje”, destacou Eduardo Ferreira, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos (APOLGBT-Santos), organizadora do evento.

No sábado (28), é a vez da 3ª DiversaFeira – Feira da Diversidade de Santos, das 12h às 20h, na Casa da Frontaria Azulejada. O espaço reúne mais de 50 expositores LGBT+, atrações artísticas, debates, oficinas e um ato inter-religioso. Um dos destaques será a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Baixada Santista, que integra a programação.

“Além da festa, é um espaço de formação, de negócios e de fortalecimento das nossas redes. É muito importante fomentar o empreendedorismo LGBT+ e abrir espaço para o diálogo intergeracional”, afirmou Flávia Bianco, vice-presidente da APOLGBT-Santos.

Parada encerra a programação

No domingo (29), a partir das 12h, o evento ocupa as ruas. O início da Parada está marcado para a Praça José Bonifácio, de onde o trio elétrico, com atrações, parte em cortejo pelo Centro Histórico de Santos, passando pelas ruas Braz Cubas e João Pessoa, Praça Rui Barbosa até chegar à Praça Mauá.

Ao longo do trajeto, o público será animado por apresentações de drag queens, DJs e artistas da cena LGBT+ regional, como a icônica Tchaka Drag Queen, que também comandará o palco principal ao lado de Magenta.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. A 8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos é uma realização da APOLGBT-Santos, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Tudo Vira Cult SP e Secretaria de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativas de SP, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio institucional da Prefeitura de Santos, entre outras organizações.

Serviço

Último fim de semana da 8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos;

3ª DiversaFeira – Feira da Diversidade;

28/6 (sábado) – das 12h às 20h;

Casa da Frontaria Azulejada – Rua do Comércio, 92 – Centro;

Apresentação: Tchaka Drag Queen e Magenta;

Feira criativa, shows, oficinas, batalhas de rima, debates e ato inter-religioso.

8ª Parada do Orgulho LGBT+ de Santos;

29/06 (domingo) – das 12h às 20h;

Início: Praça José Bonifácio - Palco: Praça Mauá;

Cortejo com trio elétrico, DJs, performances artísticas e shows.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Logo Forum