Trem de São Paulo a Santos e para São José dos Campos está perto de virar realidade
Trajeto para Santos ainda será definido, mas pode variar entre 80 e 130 km de extensão, beneficiando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas
A Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo anunciou o cronograma para concretizar dois projetos de trens para passageiros de médio percurso. As iniciativas integram a redes de Trem Intercidades (TIC).
São dois eixos: Sul, de São Paulo até Santos, e Leste, da capital paulista até São Jose dos Campos.
O site da secretaria divulgou que os estudos que estão definindo detalhes para concessão e trajetos a serem percorridos pelos trens devem ficar prontos no segundo trimestre de 2026. Já as audiências públicas estão previstas para o terceiro trimestre de 2026.
O edital de licitação, por sua vez, deve ser publicado no quarto trimestre de 2026 e o leilão está programado para acontecer no primeiro trimestre de 2027. Para finalizar, o contrato deve ser celebrado, conforme as previsões, no segundo trimestre de 2027.
O trem para Santos
Ainda de acordo com o site da secretaria, o trajeto, que ainda não foi definido, pode variar entre 80 e 130 km de extensão, sendo percorrido em 90 minutos, beneficiando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas.
Além disso, a expectativa é que 13 mil empregos sejam gerados e que sirva, também, para desafogar o Sistema Anchieta-Imigrantes.
Estão sendo estudadas três alternativas: Via ABC, Paranapiacaba e Cubatão; Via Linha 9-Esmeralda, Parelheiros e Mongaguá; Via Rodovia dos Imigrantes e Mongaguá.

Para São José dos Campos
O projeto prevê que seja a ligação entre Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, concluindo o percurso no município de São José dos Campos.
O trajeto deverá ser realizado em 75 minutos, passando por quatro municípios e beneficiando 2,7 milhões de pessoas. A extensão da linha também deverá ser de 80 a 130 km, e a definição do trajeto será feita após os estudos de viabilidade, de acordo com informações do site viatrolebus.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.