A infraestrutura de transportes do Brasil recebeu R$ 13,74 bilhões em investimentos federais em 2023, representando um aumento de 80% em relação a 2022.
Esse é o maior investimento desde 2014, conforme revelado pelo Anuário Estatístico do Transportes, lançado pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Infra S.A.
Te podría interesar
Além disso, os investimentos privados no setor somaram R$ 25,39 bilhões, um aumento de 57,7% em comparação com o ano anterior.
O Anuário, elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística, fornece dados sobre as principais cadeias produtivas, movimentação de cargas e passageiros, infraestrutura dos modais de transporte, investimentos, e impactos ambientais.
Te podría interesar
O documento destaca o aumento de transporte de soja e milho para portos, passando de 120 milhões de toneladas em 2022 para 154,8 milhões em 2023, um crescimento de 28,1%, impulsionado pelo uso de ferrovias, navegação interior e rodovias.
O Anuário é considerado uma ferramenta estratégica para planejar os próximos investimentos no setor de transporte e logística no Brasil.
O presidente Lula tem fortalecido e ampliado o investimento em ferrovias, ponto estratégico para seu governo, em especial a Transnordestina. "É de interesse da soberania nacional a gente fazer ferrovias, para que a gente possa ter esse país competitivo com qualquer outro do mundo. O Brasil será do tamanho que a gente quiser que ele seja”, afirma o chefe de estado.
Com informações de Ministério dos Transportes