Lula sugere a Tarcísio um “bem bolado” para acabar com palafitas de Santos
O presidente afirmou que palafita “é forma mais degradante para o ser humano morar”
O presidente Lula (PT) fez uma proposta ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante evento de lançamento do edital do túnel que ligará Santos ao Guarujá. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (27), no Parque Valongo.
A ideia é acabar com as palafitas no Dique da Vila Gilda, em Santos, a maior favela de moradias sobre as águas da América Latina.
Para conseguir concretizar o plano, Lula mencionou a parceria entre os governos federal e estadual e sugeriu a Tarcísio a realização de um “bem bolado” para acabar com as palafitas da cidade do litoral.
“Quando você tem vontade política, você consegue fazer as coisas acontecerem. Eu e o Tarcísio vamos fazer um ‘bem bolado’, um ‘bem bolado’ é um acordo entre o governo de São Paulo, a Presidência da República, a Secretaria de Habitação dele, o ministro da Cidade, para que a gente acabe de uma vez por todas com a palafita, que é a forma mais degradante de um ser humano morar”, destacou Lula.
Parque das Palafitas
Tarcísio havia citado o projeto Parque das Palafitas, que prevê a construção de 60 unidades habitacionais no Dique da Vila Gilda. As obras tiveram início em novembro de 2024 e devem terminar em junho de 2026.
“A gente falava das várias ações de moradia, como o Parque das Palafitas, que estamos fazendo aqui com o prefeito de Santos (Rogério Santos), para tirar as pessoas das palafitas, além das intervenções que vamos fazer em Cubatão, São Vicente e Guarujá, reunindo os prefeitos, trazendo habitação e dando dignidade”, disse Tarcísio.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.