Parceria

“Nós só temos um lado: atender bem ao povo”, afirma Lula

Em lançamento do edital para construção do túnel Santos-Guarujá, o presidente disse que ele e Tarcísio de Freitas ainda terão muitas fotos juntos

Escrito en SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
“Nós só temos um lado: atender bem ao povo”, afirma Lula
Lula e Tarcísio celebram parceria em projeto para Baixada Santista. Reprodução de Vídeo/YouTube Canal Gov.

Durante seu discurso na cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel que ligará Santos e Guarujá, no litoral paulista, nesta quinta-feira (27), o presidente Lula (PT) destacou que a fotografia ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), marca um novo momento na história política do Brasil.

Ele ressaltou a necessidade de que relações institucionais entre os entes federados pesem mais a importância de atender à população, independentemente de divergências políticas. E mencionou um exemplo.

“Eu vou, Tarcísio, possivelmente na semana que vem, a um estado que tem um governador que mais fala mal de mim. Eu vou no Porto de Itajaí fazer aquilo que tem que ser feito, porque ele ficou parado quase dois anos e vamos colocar aquele porto, que é o segundo maior porto de contêineres do Brasil, para funcionar”, afirmou Lula, sem mencionar nominalmente o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

O presidente também citou a parceria com Tarcísio para viabilizar projetos importantes no estado de São Paulo, mesmo que isso desagrade algumas pessoas.

“Tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de vê-lo ao meu lado. E tem gente do meu lado que não gosta de me ver do seu lado”, disse Lula, se dirigindo ao governador. “O que temos que ter consciência é de que nós só temos um lado: atender bem ao povo de São Paulo e ao povo do Brasil”, resumiu.

Lula disse, ainda, que seu governo está restabelecendo a normalidade das relações institucionais. “Ninguém precisa concordar com ninguém, ser da mesma religião, torcer para o mesmo time, almoçar na mesma mesa. O que temos que ter em conta é o que estamos fazendo quando a gente governa um estado, um país ou uma cidade. Nós não fomos eleitos para brigar, fazer desaforo com os outros. Fomos eleitos para compartilhar nosso esforço e fazer com que o povo sinta prazer em ser governado por alguém que está preocupado com ele”, prosseguiu.

“Jamais vou perseguir alguém porque votou contra mim”, diz Lula

“Não é todo presidente que autoriza liberar dinheiro para os estados. Tem presidente que utiliza o BNDES como instrumento de fazer política contra o seu adversário. Jamais vou perseguir alguém porque votou contra mim. Jamais vou deixar de emprestar dinheiro para um prefeito, deixar de ter relação com um governador. Não foi para isso que eu quis ser presidente outra vez”, apontou.

Ao término de seu discurso, Lula posou ao lado do governador de São Paulo e brincou dizendo que ele e Tarcísio ainda terão muitas fotos juntos.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum