O Serasa divulgou uma pesquisa nacional que mostra o raio X do aposentado brasileiro. Os dados apresentados mostram a triste realidade dessa população, que cresce a cada ano no país.
Embora não seja novidade, o levantamento mostra em números a situação difícil de quem se aposenta. A começar pelos 64% que não consideram o valor da aposentadoria suficiente para manter o padrão de vida.
Te podría interesar
Outros 53% são obrigados a continuar trabalhando para complementar a renda. Temos ainda 48% que sentem instabilidade financeira e 45% com grande receio de endividamento.
É preciso dizer que esses números não surpreendem, mas desnudam uma situação que precisa de uma ação urgente para garantir a qualidade de vida de nossos aposentados.
Te podría interesar
Por esse motivo que o Sindnapi tem lutado para a criação de um Índice de Preços dos Aposentados. Um levantamento que possibilite termos informações que demonstrem a realidade dos gastos dessa população. Sempre houve a certeza de que a inflação calculada pelo IBGE não corresponde à variação de preços que afeta quem vive da aposentadoria.
E a pesquisa do Serasa também mostra isso ao apontar que a alimentação é o maior gasto de quem já se aposentou, e os custos com a saúde estão em segundo lugar com 60% dos aposentados buscando crédito ou empréstimo para auxiliar nessas despesas consideradas essenciais.
Uma situação que está longe do ideal, pois pode gerar um endividamento que, mesmo sob controle, acaba afetando a qualidade de vida do aposentado. Por isso, o Sindnapi criou a Coopernapi, cooperativa de crédito que oferece juros menores e mantém um curso de orientação financeira, para que o associado possa ter um controle financeiro e mantenha seus gastos de acordo com a sua realidade.
*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.