Um levantamento do governo federal mostra que entre janeiro e setembro de 2024 foram registradas mais de 18 mil reclamações de vítimas de golpes eletrônicos a aposentados em todo o país. Isso sem contar as tentativas de golpe.
Diariamente o Sindnapi recebe denúncias de associados assediados por golpistas, que tentam roubar seus poucos recursos ou seus dados pessoais. Os nossos esforços em alertas e orientar os aposentados e pensionistas sobre a ação desses bandidos têm dado resultado. Mas isso não impede que eles continuem tentando.
Te podría interesar
Por isso, tem feito gestão junto ao poder público para que essas ações sejam coibidas. No ano passado nos reunimos com a delegada Sandra Buzati, na Secretária de Segurança Pública de São Paulo – SSP/SP, para solicitar ações efetivas de combate aos golpes em idosos.
A própria Previdência Social tem emitido recorrentes alertas sobre esses golpes. Recentemente, inclusive, afirmou que o INSS não faz parcerias para compartilhar informações e dados dos beneficiários e que esse tipo de vazamento é crime. Bloqueio iminente do benefício, agendamento de perícia médica, prova de vida online atrasados a receber mediante pagamento de taxa, antecipação do 13º salário e empréstimo consignado estão entre as principais tentativas de golpe.
Te podría interesar
Por isso, o Sindnapi entende que é preciso recrudescer as leis com punições exemplares para esses bandidos que focam a fragilidade dos idosos, que em sua maioria não têm conhecimento ou habilidade com as novas tecnologias, se tornando alvos “fáceis” para suas intenções.
*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.