OPINIÃO

Quem pagava as contas de Michelle Bolsonaro?

As perguntas que ficam das mensagens de pedidos de saques no celular de Mauro Cid para a ex-primeira-dama

Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en OPINIÃO el

Conversas do celular de Mauro Cid, o ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, revelam que assessoras de Michelle pediam saques para a ex-primeira-dama. O Uol traz a transcrição das trocas de mensagens vazadas pela Polícia Federal.

Giselle Carneiro e Cintia Nogueira enviaram diversos pedidos de dinheiro ao ajudante para Michelle, que chamavam de “dama” e “PD”.

“A dama pediu 3200 na conta dela o senhor consegue ainda hoje?” “Valor de 4900 para transferir para a conta da Dama. Por favor Coronel.” “A pedido da PD, tem que ser feitos dois pagamentos.” “A PD pediu 3000.” Estas foram algumas das mensagens enviadas ao tenente-coronel Mauro Cid, preso desde o dia 3 de maio, por conta de fraude em cartões de vacina.

O que chama atenção da Polícia Federal é que 13 comprovantes de depósito entre março e agosto de 2021 nas contas da ex-primeira-dama foram feitos em dinheiro vivo. Isso dificulta saber qual é a origem do dinheiro que Mauro Cid transferiu para Michelle.

Numa das conversas o ajudante de ordens diz que a transferência para um veterinário a pedido da PD não seja feita por pix. Nessa modalidade, aparece no banco quem enviou e quem recebeu. “Eu faço depósito, eu não faço transferência bancária, não”, disse Cid.

Vale lembrar que dinheiro vivo era usado pela família Bolsonaro, que teria comprado 51 imóveis com dinheiro em espécie. E tanto Jair como os filhos já foram acusados de prática de rachadinha, quando funcionários-fantasmas sacam o salário e repassam o dinheiro. Carlos Bolsonaro, inclusive, é investigado pelo MP do Rio.

Dessa história toda dos diálogos envolvendo Michelle a principal pergunta que resta é: de quem era o dinheiro vivo depositado na conta da ex-primeira-dama. Essa pergunta precisa ser respondida na investigação, pois dinheiro público não pode ser usado para gastos pessoais de quem quer que seja.

Não seria normal simplesmente se fazer uma transferência da conta de Jair para a conta de Michelle? Afinal ela não trabalha e não tem salário. Ele recebia como presidente de cerca de 30 mil reais, mais cerca de 10 mil reais de aposentadoria do Exército como capitão reformado. E ainda tinham o cartão corporativo e os benefícios do cargo. Por que Mauro Cid só fazia depósito?

À Veja, Michelle disse que "antes do Jair se tornar presidente, eu administrava as contas da nossa casa. Quando chegamos no Alvorada, tinha essa figura para fazer esse trabalho. Pagar as despesas do dia a dia. A gente tinha vários eventos, uma demanda muito grande de trabalho, então a gente deixava tudo na planilha. Eu passava para a minha assessora, que passava para o Cid, que tinha acesso ao cartão pessoal. Ele sacava e pagava a manicure, ou cabeleireiro, um dinheiro para o lanche das crianças".