OPINIÃO

O ataque ao STF e ao TSE, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barretto Jr.

Bolsonaro tem como projeto político de poder o ataque às instituições e, certamente, as mais agredidas são o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Jair Bolsonaro ataca STF em ato no 7 de Setembro de 2021.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en OPINIÃO el

O presidente Jair Bolsonaro tem como projeto político de poder o ataque às instituições e, certamente, as mais agredidas são o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ataque ao STF e ao TSE ocorre também com ofensas diretas aos seus ministros, a exemplo desse absurdo ocorrido no dia 06 de agosto de 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro chamou Luís Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE, de “filho da puta”. No dia 09 de julho de 2021 Bolsonaro se referiu ao ministro como um “imbecil” e um “idiota”: “Daí vem o Barroso com a história esfarrapada dele, entre outras né, dizer que o voto em papel fere o sigilo do voto. É uma resposta de um imbecil, lamento falar isso de uma autoridade do STF, só um idiota para fazer isso”.

Bolsonaro, no seu hábito de mentir, no dia 08 de junho de 2020 disse: “Lembro à Nação que, por decisão do STF, as ações de combate à pandemia ficaram sob a total responsabilidade dos governadores e dos prefeitos”. Falso, a decisão do STF indicou que os municípios, os estados e a união tinham que atuar em conjunto no combate à Pandemia da Covid-19.

Os asseclas de Bolsonaro seguem o mesmo padrão de agressão às autoridades do STF e do TSE. Em reunião ministerial, ocorrida no dia 22 de abril de 2020, o então ministro da Educação Abraham Weintraub disse: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF (...)”. No dia 19 de abril de 2021, a apresentadora Leda Nagle compartilhou no seu Instagram a seguinte frase: “Acreditem ou não, mas o STF quer acabar com o presidente, porém eles não irão conseguir por um motivo bem forte, mais da metade das cadeiras dos urubus de capa preta receberam propina”. E, no dia 13 de abril de 2022, Damares Alves, ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, disse: “Saibam que o inferno está com muita raiva de todos nós e o inferno está se levantando. O inferno mandou uns capetas que vocês não têm ideia, tem um até careca”.

No dia 04 de setembro de 2021, na preparação para o 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro atacou os ministros do STF para insuflar os bolsominions: “O STF não pode ser diferente do Poder Executivo ou Legislativo. Se tem alguém que ousa continuar agindo fora das quatro linhas da Constituição, o poder tem que chamar aquela pessoa e enquadrá-la. Se assim não ocorrer... a tendência é acontecer uma ruptura”.

Dessa forma, alguns dos seguidores de Bolsonaro se sentiram à vontade para ameaçar de morte o ministro Alexandre do Moraes. No dia anterior ao 7 de Setembro de 2021, o professor Marcio Giovani Niquelatti publicou no Twitter: “Pela cabeça do Alexandre de Moraes. Vivo ou morto, querem trazer ele. Agora no Brasil vai ser assim, vai ter prêmio pela cabeça deles”. No mesmo dia, o ex-policial militar Cássio Rodrigues Costa Souza, também escreveu no Twitter: “Terça-feira [7 de setembro], vamos te matar e matar toda a sua família, seu vagabundo”.

E, discursando na manifestação do 7 de Setembro, ao lado de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia confirma e apoia as ameaças de morte ao ministro Alexandre de Moraes: “(...) Ele não pode mais andar nas ruas. Ao Deus que é justo juiz, que está vendo tudo isso, Deus abençoe o Brasil, Deus abençoe o presidente Bolsonaro”.

Nós sabemos que o presidente Jair Bolsonaro não é um democrata e, como todos eles, um dos seus objetivos é tentar controlar o Poder Judiciário. No dia 09 de novembro de 2021 Bolsonaro deixa transparente essa sua intenção: “Eu indiquei um [ministro] para o Supremo [Kassio Nunes Marques]. Vamos desconsiderar o presidente [do STF], que só em caso extremo que tem uma participação mais ativa lá. São 10 que decidem lá. Hoje eu tenho 10% de mim dentro do Supremo”. No dia 06 de outubro de 2021, Bolsonaro segue o mesmo padrão: “Quem se eleger presidente no ano que vem indica mais dois ministros do STF, já no primeiro semestre de 2023. Se for alinhado conosco, excelente. Ficam quatro garantidos lá dentro. Além de outros que já votam com a gente (...)”.

Nesse cenário de ataque às instituições, no dia 23 de abril de 2022, o Almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca (presidente do Clube Naval), o General Eduardo José Barbosa (presidente do Clube Militar) e o Brigadeiro Marco Antonio Carbalo Perez (presidente do Clube da Aeronáutica) se sentiram à vontade para divulgar uma Nota Conjunta: “ONDE QUER CHEGAR O STF? Contrariamente ao que se espera de uma corte constitucional, o STF vem há tempos propagando notórias e repetidas demonstrações de partidarismo político em suas interpretações da Constituição Federal e, até mesmo de modo surpreendente, manifestando publicamente preferências partidárias (...)”.

O medo de Bolsonaro todos nós sabemos qual é! No dia 11 de junho de 2022, ele externou: “O que ele [Alexandre de Moraes] tem na cabeça. O que está ganhando com isso. Quais são seus interesses? Ele está ligado a quem? Ou é um psicopata? Ele tem um problema (...). Agora foi confirmado dez anos de cadeia para ela [Jeanine Áñez, ex-presidente interina da Bolívia]. Qual a acusação? Atos antidemocráticos. Alguém faz alguma correlação com Alexandre de Moraes e os inquéritos por atos antidemocráticos? Ou seja, é uma ameaça para mim quando deixar o governo?”

A seguir mais frases com ataques ao STF e ao TSE, todas tendo como fonte o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF gratuito e completo do livro está à sua disposição no final deste artigo.

03 de abril de 2018

“Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais? Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais.” General Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, um dia antes de um julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no STF. Fonte: o próprio Twitter.

21 de outubro de 2018

“Cara, se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não.” Deputado Eduardo Bolsonaro, em vídeo que viralizou nessa data. Fonte: Folha.

09 de novembro de 2018

“Eu reconheço que houve um episódio em que nós estivemos realmente no limite, que foi aquele tuite da véspera da votação no Supremo da questão do Lula. Ali, nós conscientemente trabalhamos sabendo que estávamos no limite. Mas sentimos que a coisa poderia fugir ao nosso controle se eu não me expressasse. Porque outras pessoas, militares da reserva e civis identificados conosco, estavam se pronunciando de maneira mais enfática. Me lembro, a gente soltou 20h20, no fim do Jornal Nacional, o William Bonner leu a nossa nota. Do pessoal de sempre [vieram as críticas], mas a relação custo-benefício foi positiva. Alguns me acusaram... de os militares estarem interferindo numa área que não lhes dizia respeito. Mas aí temos a preocupação com a estabilidade, porque o agravamento da situação depois cai no nosso colo. É melhor prevenir do que remediar.” General Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, sobre o tuite postado um dia antes de um julgamento de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no STF. Fonte: Folha, por Igor Gielow.

18 de março de 2019

“Guardo sincera esperança de que ao conjunto dos 11 ministros do STF prevaleça a isenção e os exemplos dos grandes e verdadeiros juristas que por lá já passaram, antes que, ao arrepio ou não da Constituição, um Tribunal de Exceção tenha que ser criado para ajudá-los e fazer-lhes a vez.” General Paulo Chagas. Fonte: o próprio Twitter.

19 de março de 2019

“Agora não tem mais volta – fecha o STF, fecha o Senado, fecha a Câmara –, Bolsonaro. Eu tenho nojo do STF, eu tenho repúdio, me dá até ânsia de vômito, porque são 11 que querem mandar em uma nação inteira. E, se for preciso fechar, que feche. Não vai fazer falta nenhuma, pelo contrário, fará um bem à nação brasileira.” Fernando Lisboa, do canal ‘O Vlog do Lisboa’. Fonte: Estadão, por Tomás Conte.

27 de maio de 2020

“Pena que ele mora em São Paulo. Porque se ele morasse aqui eu já estava na frente da casa dele convidando para trocar soco comigo. Queria tocar soco com esse filho da puta, esse arrombado. Pois você me aguarde, senhor Alexandre de Moraes. Nunca mais vai ter paz na sua vida. A gente vai descobrir quem são as empregadas domésticas que trabalham para o senhor. A gente vai descobrir tudo da sua vida até o senhor pedir para sair.” Sara Winter, ativista. Fonte: jornal Estado de Minas, por Ana Mendonça.

13 de agosto de 2020

“Hoje eu posso afirmar que a composição do STF apoia o narcoterror, ou seja, apoia o narcoterrorismo, apoia facções criminosas. Eu sei que algum ministrinho vai querer dizer: ‘Daniel, como é que você fala isso?’. Quebra de decoro. Não é quebra de decoro não, é que eu estou dando um diagnóstico preciso do fato.” Deputado Daniel Silveira. Fonte: YouTube do próprio deputado.

15 de janeiro de 2021

“Pelo STF eu tinha que estar na praia uma hora dessas, tomando uma cerveja. O Supremo falou isso para mim.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

09 de abril de 2021

“Pelo que me parece, falta coragem moral para o Barroso e sobra ativismo judicial. Não é disso que o Brasil precisa, vivendo um momento crítico da pandemia. Pessoas morrem e o ministro do STF faz politicalha junto ao Senado Federal.” Presidente Jair Bolsonaro, por conta de o ministro Luís Roberto Barroso ter julgado pela instalação da CPI da Covid-19 no Senado. Fonte: Conjur.

10 de junho de 2021

“Que nesse grupo, a gente tá discutindo uma saída plebiscitária. Seria uma proposta de um plebiscito para dissolver a alta instância do Judiciário, né… O STJ e o STF e criar uma nova Corte Constitucional nos moldes da americana. Sabe?! (...).” Otávio Fakhoury, empresário, em diálogos obtidos pela PF. Fonte: Poder360, por Paulo Roberto Netto.

1º de julho de 2021

“Abriram inquérito especial para meus dois filhos hoje, o mais velho [Flávio Bolsonaro] e o 02 [Carlos Bolsonaro] sobre fake news. Se jogarem fora das quatro linhas da Constituição, entramos no vale-tudo no Brasil. E no vale-tudo vale tudo. Esse negócio de prender esposa, irmãos e filhos é da ditadura. Teimam em achar que têm super poderes. O outro lado está sendo desmamado.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão.

1º de julho de 2021

“Quando alguém faz uma crítica ao STF, cai o mundo. Nós queremos democracia!” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

03 de agosto de 2021

“Se o ministro Barroso continuar sendo insensível, como parece que está sendo insensível, quer um processo contra mim, se o povo assim desejar – porque eu devo lealdade ao povo brasileiro – uma concentração na Paulista para darmos o último recado para aqueles que ousam açoitar a democracia. Repito: o último recado. Se o povo estiver comigo, nós vamos fazer que a vontade popular seja cumprida.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Flávia Said e Tácio Lorran.

07 de agosto de 2021

“Ele [Luís Roberto Barroso] quer que nossas filhas e netas de 12 anos tenham relações sexuais sem problema nenhum. Este mesmo ministro votou pelo direito das amantes.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Katna Baran.

13 de agosto de 2021

“Xandão [Alexandre de Moraes], maridão de dona Vivi, cachorro do STF, decretou minha prisão por crime de milícia digital. Ele está repetindo os mesmos atos do Supremo da Venezuela, prendendo os Conservadores para entronizar os comunistas. Deus. Pátria. Família. Vida. Liberdade.” Roberto Jefferson. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado.

14 de agosto de 2021

“Nós vamos parar 72 horas. Se não fizer nada, nas próximas 72 horas ninguém anda no país. Vai parar tudo. Não é só Brasília, é o país. Nada nunca foi igual ao que vai acontecer. Se eles [os ministros do STF] não atenderem ao nosso pedido, a cobra vai fumar.” Sérgio Reis, ex-deputado e cantor. Fonte: Fórum, por Ivan Longo.

17 de agosto de 2021

“Está com o Senado agora. Independência. Não vou agora tentar cooptar senadores, de uma forma ou de outra, oferecendo alguma coisa pra eles etc., para eles votarem o impeachment deles [ministros do STF].” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.

24 de agosto de 2021

“Vamos entregá-los [STF e Congresso Nacional] às Forças Armadas, para que adotem as providências cabíveis. Ninguém pode ir a Brasília simplesmente para passear, balançar bandeirinhas, tampouco ficar somente acampado. Vamos juntos adentrarmos no STF e no Congresso.” Coronel Azim. Fonte: Estadão.

30 de agosto de 2021

“Não pode uma pessoa do STF e uma do TSE se arvorarem como donas do mundo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Sofia Aguiar, Gustavo Côrtes e Daniel Weterman.

31 de agosto de 2021

“Todos estão em busca do mesmo ideal: impeachment dos 11 ministros [do STF].” Zé Trovão, caminhoneiro. Fonte: Fonte: UOL, por Eduardo Militão.

09 de dezembro de 2021

“É um abuso. É o que eu disse: ele [Alexandre de Moraes] está no quintal de casa. Será que ele vai entrar? Será que ele vai ter coragem de entrar? Não é um desafio para ele. Quem está avançando é ele; não sou eu.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Eduardo Gayer.

14 de dezembro de 2021

“Temos um dos Poderes que resolveu assumir uma hegemonia que não lhe pertence, não é, não pode fazer isso, está tentando esticar a corda até arrebentar. Nós estamos assistindo a isso diariamente, principalmente da parte de dois ou três ministros do STF. Eu, particularmente, que sou o responsável, entre aspas, por manter o presidente informado, eu tenho que tomar dois Lexotan na veia por dia para não levar o presidente a tomar uma atitude mais drástica em relação às atitudes que são tomadas por esse STF que está aí.” General Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado.

17 de dezembro de 2021

“No 7 de Setembro, Bolsonaro já estava saturado com uma sequência de decisões do Judiciário que a gente entendia que eram absurdas, tomadas para provocar, desgastar. (...) Todo mundo estava acreditando que o presidente iria causar uma ruptura institucional. Aliás, era o que muita gente queria, e ele, em sua sabedoria, não o fez pelo bem do Brasil (...). O presidente estava se sentindo acuado e constrangido. Mas não chegou a pensar em fazer alguma coisa. Ele estava vendo que havia uma fritura, uma tentativa de encurralá-lo por parte de algumas pessoas. Aquele discurso em frente ao Congresso foi reativo. Havia uma conspiração em andamento para derrubar o governo.” Senador Flávio Bolsonaro. Fonte: Veja, por Letícia Casado e Daniel Pereira

21 de dezembro de 2021

“O Bolsonaro não é obedecido em praticamente nada, nada. Quem manda no Brasil é a turma do STF, da mídia, do show business. Acabou. E o pessoal das Forças Armadas? Assiste a tudo isso. Só acredita em neutralidade ideológica.” Olavo de Carvalho. Fonte: UOL.

08 de janeiro de 2022

“O ministro Luís Roberto Barroso é um palhaço, é um mentiroso, você faz debates com youtuber infantojuvenil para fingir que está combatendo a ditadura, censura plataformas de alcance internacional como o Twitter e Facebook, isso é ditadura, Barroso.” Guilherme Fiuza, jornalista. Fonte: Jornal da Cidade.

28 de janeiro de 2022

“Sabem o que eu acho? Que o Bolsonaro deveria ignorar o Cabeça de Ovo e mandar o cara peidar na água pra ver se sai bolhinha. Sabe o que vai acontecer se ele fizer isso? Nada.” Paulo A. Briguet, editor-chefe do jornal Brasil Sem Medo. Fonte: o próprio Twitter.

02 de fevereiro de 2022

“O STF é um partido político sem voto, sem representação popular, com mais poder que o legislativo e a presidência, que critica em inocentes o autoritarismo que ele exerce.” Adrilles Jorge, jornalista. Fonte: o próprio Twitter.

15 de fevereiro de 2022

“O ministro Levandovisk está censurando as pessoas que tiveram seus direitos de ir e vir ou de estudar ou de trabalhar violados. Falam em imunização de algo que não imuniza, de ser humano sem direito, de aluno sem escola! Meu gabinete já está estudando uma resposta!” Deputada Carla Zambelli. Fonte: o próprio Twitter.

15 de fevereiro de 2022

“Filho da puta. Safado. Amiguinho do PCC. Vagabundo. Criminoso que não vale nada. Pede para o Mickey Mouse me calar, pede para o Pato Donald.” Allan dos Santos, se referindo ao ministro Alexandre de Moraes. Fonte: O Antagonista, por Diogo Mainardi.

16 de fevereiro de 2022

“Agora, o que fica da ação desses três ministros do STF, me parece que eles têm um interesse, né? Primeiro, buscar uma maneira de me tornar inelegível, na base da canetada. A outra, é eleger o seu candidato.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

23 de fevereiro de 2022

“Lembramos que o próximo Presidente da República indicará mais dois ministros ao STF. 2022 não decidirá apenas o rumo do Brasil nos próximos 4 anos, decidirá o rumo do nosso país nas próximas três décadas. É nosso povo que vai decidir mais uma vez.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

09 de março de 2022

“Hoje nós temos alguém [André Mendonça] dentro do STF que tem Deus no coração.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio.

12 de março de 2022

“Eles [ministros do STF] estão violando a nossa própria Constituição, o princípio de separação de Poderes e o princípio republicano. Parece que estão resgatando o absolutismo, a época em que o monarca era o Estado, eram as leis, e tudo podia (...).” Alexandre Ramagem, diretor da Abin. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado.

21 de março de 2022

“Sabemos o que eles querem, o que alguns querem aqui no Brasil. Não são todos, nem é uma instituição [TSE]. Querem eu fora de combate e o Lula, eleito.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Ricardo Della Coletta.

11 de abril de 2022

“Então o Fachin o tirou da cadeia, o tornou elegível e está presidindo o TSE. Ao meu entender, se depender do Fachin, ou do voto do Fachin, para ser educado aqui, ele será presidente da República.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Davi Medeiros.

16 de abril de 2022

“Há poucas semanas o Alexandre de Moraes falou que quem desconfiar do processo eleitoral vai ter o registro eleitoral cassado e preso. Ô, Alexandre, eu estou desconfiado. Vai me prender? Vai caçar o meu registro? Que democracia é essa?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Klaus Richmond.

20 de abril de 2022

“Se Bolsonaro perder para as URNAS, será preso pelo arbítrio supremo. Não resta a menor dúvida disso.” Rodrigo Constantino, jornalista. Fonte: o próprio Twitter.

20 de abril de 2022

“Terrivelmente filho da put4!” Rafael Moreno, líder do Movimento Brasil Monarquista, se referindo ao ministro do STF André Mendonça. Fonte: o próprio Twitter.

20 de abril de 2022

“Edson Fachin anulou as condenações impostas ao Lula e avalizou as punições aplicadas ao Daniel Silveira. Merece ser promovido a Padroeiro dos Advogados Chicaneiros.” Augusto Nunes, jornalista. Fonte: Jovem Pan.

21 de abril de 2022

“André Mendonça é um bosta, a Câmara dos Deputados está acovardada e o Senado tem o rabo preso.” Paula Marisa, comentarista política. Fonte: o próprio Twitter.

21 de abril de 2022

“Nós não temos um STF. Nós temos um tribunal de exceção comandado pelo Alexandre de Moraes, que coloca nove ministros de joelho rasgando sistematicamente a Constituição brasileira. Ditador, cretino, desgraçado, julgamento e condenação inescrupulosa que mancha o judiciário brasileiro. [Estou] terrivelmente decepcionado com o ministro André Mendonça que se rende ao ditador da toga e envergonha o povo evangélico. E quero dizer, parabéns ministro Kassio Nunes, terrivelmente você me representa.” Pastor Silas Malafaia. Fonte: o próprio Twitter.

30 de abril de 2022

“Os ministros do STF repudiam aqueles que fazem apologia ao AI-5, no entanto fazem comigo, com Zé Trovão, Daniel Silveira, Roberto Jefferson, pior que a censura prévia, pois, nós, sequer temos direito a censores. Fui torturado na cadeia e meu inquérito foi arquivado sem denúncia.” Oswaldo Eustáquio Filho. Fonte: o próprio Twitter.

17 de maio de 2022

“Ajuizei ação no STF contra o Ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, levando-se em conta seus sucessivos ataques à Democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos garantias fundamentais (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360.

18 de maio de 2022

“PSTF [Partido STF], o novo partido político do Brasil. Natimorto!” Deputado Bibo Nunes. Fonte: o próprio Twitter.

19 de maio de 2022

“Mais da metade do meu tempo eu passo me defendendo de interferências indevidas do STF. É triste isso daí.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Lisandra Paraguassu e Reuters.

19 de maio de 2022

“A HORA H CHEGARÁ. O STF liberou o presidiário num momento oportuno, sem chance de nova condenação. A democracia inteligente e forte, também num momento oportuno, fará justiça...” Brigadeiro Gabriel, médico. Fonte: o próprio Twitter.

20 de maio de 2022

“Uma vez que você considera que um magistrado [Alexandre de Moraes] está agindo parcialmente, em relação à sua pessoa [presidente Jair Bolsonaro], você tem essas armas para utilizar, para considerar que ele tá sendo parcial (...).” General Hamilton Mourão, vice-presidente. Fonte: O Antagonista.

25 de maio de 2022

“O que é o senhor Alexandre de Moraes? Ele quer o confronto? Ele quer uma ruptura? Por que ele ataca tanto a democracia? Por que, por exemplo, você não pode apresentar sugestões para o TSE a convite do próprio TSE? (...) [O Alexandre de Moraes é] totalmente parcial. Não tenho dúvida disso. Os próprios atos dele bem demonstram. Você não vê um ataque meu.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

07 de junho de 2022

“[O país não pode] terminar umas eleições sob o manto da desconfiança de modo que o lado perdedor fique revoltado (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Hanrrikson de Andrade.

11 de junho de 2022

“Eu não estou atacando a Justiça Eleitoral, eu estou atacando o Barroso, que não tem caráter.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: jornal Estado de Minas e Correio Braziliense, por Cristiane Noberto.

12 de junho de 2022

“Sabe por que eu votei contra o Barroso [na sabatina do Senado para ser ministro do STF]? Advogado de Cesare Battisti, das ONGs abortistas e da legalização da maconha. Quando ele é sabatinado no Senado a gente descobre que ele tem dois processos no STJ, na Lei Maria da Penha, de espancamento de mulher. Além de tudo, Barroso batia em mulher.” Pastor Magno Malta. Fonte: O Globo, por Guilherme Caetano.

12 de junho de 2022

“Esse homem [Edson Fachin] tem trabalhado diuturnamente. Ataques vis à democracia, à Constituição que já não mais existe. E uma tentativa sórdida quando ele diz que o mundo, os embaixadores precisam aceitar de imediato o resultado das eleições, e que o Bolsonaro é obrigado a aceitar o resultado das eleições. Peraí, Fachin, as eleições estão decididas? Você está dizendo que está decidida a eleição?” Pastor Magno Malta. Fonte: O Globo, por Guilherme Caetano.

13 de junho de 2022

“Ninguém quer dar golpe. Não quero é que volte para o Brasil alguém sem apoio popular.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Emilly Behnke.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases