OPINIÃO

O ataque ao meio ambiente, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barretto Jr.

Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, também é um propagador de fakenews, sobre diversos temas

Jair Bolsonaro e Ricardo Salles.Créditos: Presidência da República
Escrito en OPINIÃO el

O ataque ao meio ambiente no Governo Bolsonaro sempre foi uma ação premeditada. No dia 01 de dezembro de 2018, o presidente eleito Jair Bolsonaro disse: “Não vou mais admitir o Ibama sair multando a torto e a direito por aí, bem como o ICMbio. Essa festa vai acabar”. E, poucos dias antes da posse, no dia 12 de dezembro de 2018, Bolsonaro definiu o padrão da sua equipe na área ambiental: “Veio o garoto Ricardo Salles. Quando vi entidades ambientais criticando ele, eu falei: ‘poxa, Onyx, acho que acertamos’”.

Desta forma, no governo Bolsonaro os resultados desastrosos no meio ambiente se tornaram uma triste realidade. Quem disse isso, no dia 09 de maio de 2022, já no último ano de governo, foi o próprio vice-presidente general Hamilton Mourão: “[Os números sobre o desmatamento na Amazônia são] péssimos, horrorosos. Estamos vendo onde estamos errando. Estamos com ações, temos a operação Guardiões do Bioma, uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Justiça, e tem que ver com eles onde está havendo a falha”.

Como todos nós sabemos, o presidente Jair Bolsonaro tem como hábito mentir, e sobre o meio ambiente não foi diferente. Dentre centenas de casos, temos o discurso proferido na 75ª Assembleia Geral da ONU, no dia 22 de setembro de 2020: “Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente nos mesmos lugares, no entorno leste da Floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas”.

O Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, também é um propagador de fakenews, sobre diversos temas, a exemplo dessa publicação feita por ele, no Twitter, no dia 15 de fevereiro de 2022: “CNN. PUTIN SINALIZA RECUO NA UCRÂNIA, PRESIDENTE BOLSONARO EVITA A 3ª GUERRA MUNDIAL”. Tendo sido desmentido, no mesmo dia, pela própria CNN Brasil: “O ex-ministro Ricardo Salles publicou hoje uma montagem que atribui à CNN a informação de que o presidente Jair Bolsonaro evitou ‘a 3ª Guerra Mundial’. Na postagem fake, a frase mentirosa entra como suposta causa do recuo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para invasão da Ucrânia. (...) A imagem publicada por Salles foi compartilhada por grupos bolsonaristas”.

Um caos generalizado nos órgãos responsáveis pela defesa do meio ambiente. Veja o que disse Eduardo Bim, presidente do Ibama, no dia 18 de abril de 2022: “Tem gestor que se sente constrangido por reportagem de jornal etc. Eu não, eu sou um psicopata, não estou nem aí, particularmente não estou nem aí. A Polícia Federal pediu meu afastamento, beleza, licença-prêmio, 90 dias afastado, eu não estou nem aí”.

E, mantendo o seu padrão de descaso com a vida, visivelmente claro na Pandemia da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro, no dia 15 de junho de 2022, falou sobre a tragédia que ocorreu na Amazônia e vitimou Dom e Bruno: “Esse inglês [jornalista Dom Phillips] era malvisto na região (...). Pelo que tudo indica, se mataram os dois, se mataram, espero que não, estão dentro d’água. Dentro d’água, pouca coisa vai sobrar. Peixe come. Não sei se tem piranha lá no Javari”.

Mas temos motivo para ficar otimista! No próximo domingo teremos eleições e o próprio presidente Jair Bolsonaro, no dia 17 de junho de 2022, nos deu um caminho de luz: “O Lula falando que caso eleito ele vai impor desmatamento zero na Amazônia”.

Seguem mais frases sobre o tema, todas tendo como fonte o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF gratuito e completo do livro está disponível para você e seus amigos no final deste artigo.

04 de julho de 2019

“Primeiro você tem que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês. Nós preservamos mais do que todo mundo. Nenhum país do mundo tem moral para falar sobre a Amazônia. (...) Para que tanta ONG na Amazônia, já que estão tão preocupados com o meio ambiente e o ser humano, e zero no semiárido nordestino? Responda pra mim isso aí, será que o interesse de vocês é com o ser humano ou é outro interesse futuro nessa área?” Presidente Jair Bolsonaro, respondendo uma pergunta do jornalista britânico Dom Phillips, assassinado na Amazônia. Fonte: Correio Braziliense, por Pedro Grigori.

04 de julho de 2019

“O Brasil tem 5 milhões de km² na Amazônia. A quantidade desmatada no ano passado foi de 8 mil km², em números gerais. Dá 0,002%. Numericamente, não digo que seja um objetivo em si mesmo, mas, percentualmente, nós já temos um desmatamento zero. É a terceira casa decimal depois do zero. Busca-se o zero absoluto ou o zero relativo? O zero relativo nós já atingimos.” Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. Fonte: O Globo.

1º de agosto de 2019

“Se quebrar a confiança vai ser demitido sumariamente. Se for possível, se não tiver mandato, não tem desculpa para nenhum ato, por parte de quem quer que seja.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo a Ricardo Galvão, diretor do Inpe, que divulgou os dados oficiais de aumento do desmatamento na Amazônia e foi demitido no dia seguinte. Fonte: G1.

21 de agosto de 2019

“Foi para lá [na Amazônia] o pessoal [de ONGs] para filmar e depois tacaram fogo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

24 de setembro de 2019

“Nesta época do ano, o clima seco e os ventos favorecem queimadas espontâneas e criminosas. Vale ressaltar que existem também queimadas praticadas por índios e populações locais, como parte de sua respectiva cultura e forma de sobrevivência. Ela [Amazônia] não está sendo devastada e nem consumida pelo fogo, como diz mentirosamente a mídia.” Presidente Jair Bolsonaro, discursando na 74ª Assembleia Geral da ONU. Fonte: Governo Federal.

21 de janeiro de 2020

“As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer. Você não tem um meio ambiente limpo porque as soluções não são simples.” Paulo Guedes, ministro da Economia, no Fórum Econômico Mundial de Davos. Fonte: Estadão, por Elena Landau.

09 de março de 2020

“Pessoal, a Amazônia não pega fogo, ela é úmida. Não pega fogo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

10 de março de 2020

“Temos um ambientalista [Ricardo Salles] no Meio Ambiente.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

22 de abril de 2020

“Então pra isso precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De Iphan, de Ministério da Agricultura, de Ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo.” Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, em reunião ministerial. Fonte: UOL.

11 de outubro de 2020

“A Amazônia em si ela não pega fogo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

19 de novembro de 2020

“Se o índio faz uma queimadinha, o caboclo faz, aparece no satélite. Se ele faz uma fogueira de São João.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

28 de abril de 2021

“Conheça o Brasil por dentro e por fora, a verdade acima de tudo, Amazônia, Antártica (sic).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: no canal Terra de Todos.

19 de maio de 2021

“Exagerada e desnecessária. (...) Até porque, todos os que foram incluídos nesta operação [da Polícia Federal] sempre estiveram à disposição para esclarecer quaisquer questões.” Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, sobre a operação da PF, por decisão do STF, que cumpriu 35 mandados de busca e apreensão incluído os endereços funcionais e pessoais do ministro, e afastou do cargo do presidente do IBAMA, Eduardo Bim. Fonte: Agência Brasil.

20 de maio de 2021

“Ricardo Salles é um ministro excepcional.” Presidente Jair Bolsonaro, dois dias depois da operação da PF. Fonte: Poder360.

23 de junho de 2021

“Prezado, Ricardo Salles, você faz parte dessa história. O casamento da agricultura com o meio ambiente foi um casamento quase que perfeito. Parabéns, Ricardo Salles.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre o pedido de demissão do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Fonte: GloboNews.

31 de agosto de 2021

“Desde a nossa chegada ao comando da Casa Civil, na missão dada pelo presidente Bolsonaro, a prioridade número 1, dentre todas as prioridades que tivemos e nas missões que o presidente nos passou, diz respeito à questão do meio ambiente.” Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil. Fonte: O Antagonista.

21 de setembro de 2021

“Os recursos humanos e financeiros, destinados ao fortalecimento dos órgãos ambientais, foram dobrados, com vistas a zerar o desmatamento ilegal. E os resultados dessa importante ação já começaram a aparecer! Na Amazônia, tivemos uma redução de 32% do desmatamento no mês de agosto, quando comparado a agosto do ano anterior. Qual país do mundo tem uma política de preservação ambiental como a nossa? Os senhores estão convidados a visitar a nossa Amazônia!” Presidente Jair Bolsonaro, discursando na 76ª Assembleia Geral da ONU. Fonte: O Globo, por Ana Rosa Alves.

29 de setembro de 2021

“Como é que pode vir um cara [Philip M. Fearnside, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia] lá dos Estados Unidos aqui? Como é que pode o cara vir de lá dizer o que eu vou fazer na minha casa. Essa casa é nossa. Se a gente quiser derrubar todas as árvores [da Amazônia], a gente derruba. É nossa.” Sérgio Kruke, líder do Movimento Conservador Amazonas. Fonte: Folha, por Fabiano Maisonnave.

04 de novembro de 2021

“Quando virmos nossos irmãos indígenas com internet, eles vão começar a fazer matéria da Amazônia e mandar para fora. Não vai ser só aquela fábrica de fake news que temos no Brasil difamando nossa pátria. Vai ter a realidade pura.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: G1.

15 de novembro de 2021

“A Amazônia é um patrimônio, a Amazônia é brasileira. E vocês lá comprovarão isso e trarão realmente uma imagem que condiz com a realidade. Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500.” Presidente Jair Bolsonaro, durante evento em Dubai. Fonte: Poder360.

19 de novembro de 2021

“Se for pegar a área desmatada ano a ano, dá uma área maior que a Amazônia, levando-se em conta os últimos 20 anos aí.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Renato Machado.

23 de novembro de 2021

“Se você quer um culpado [sobre o combate ao desmatamento no Brasil], sou eu. Não vou dizer que foi ministro A, ministro B ou ministro C. Eu não consegui fazer a coordenação e a integração da forma que ela funcionasse.” General Hamilton Mourão, vice-presidente e coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). Fonte: Folha, por Marianna Holanda.

09 de dezembro de 2021

“Não pega fogo na Amazônia. Você pode jogar um galão de gasolina lá na mata que não pega fogo. A floresta é úmida. O que pega fogo é o entorno. (...) Existe desmatamento ilegal? Sabemos que existe. Existe queimada? Sabemos que existe. Fazemos a nossa parte. O Exército do Brasil trabalhou muito no ano passado e no começo deste ano. Por isso, com toda certeza, juntamente com o Ibama, diminuiu essa quantidade de queimadas aí.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Mayara Oliveira.

09 de dezembro de 2021

“Seria bom que não tocasse fogo? Seria bom. Se você puder ensinar para eles como se faz uma roça sem tocar fogo, vai lá na Amazônia e ensine.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Dimitrius Dantas.

17 de fevereiro de 2022

“Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da Humanidade, quero agradecer sua [Vladimir Putin] intervenção, ao nosso lado em defesa da soberania.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Igor Gielow.

25 de fevereiro de 2022

“Alguém Viu Essa Garotinha? [foto de Greta Thunberg]. Ela Queria Salvar o Planeta, Avisem Ela a Hora é Agora!” Ricardo Salles, se referindo à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Fonte: o próprio Twitter.

03 de março de 2022

“Alguns chefes de Estado, conhecidos por todos nós, quiseram discutir a soberania amazônica. Um chefe do Estado, no caso da Rússia [Vladimir Putin], vetou aquela discussão e não se tocou mais no assunto. Ou seja, nós temos parceiros um dia que nos ajudam nessas questões. A Amazônia é nossa.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Daniel Gullino.

08 de março de 2022

“Hoje, ONGs nacionais e internacionais que dizem defender o meio ambiente, mas ignoram os problemas relacionados em seus países estão orquestradíssimas, não tendo nem a preocupação em mudar temas de matérias. Esses são os ‘gabinetes do ódio do bem’! manipulação com muito método!” Vereador Carlos Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

10 de março de 2022

“São os próprios indígenas que estão garimpando em suas terras, na maioria dos casos.” Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente. Fonte: o próprio Twitter.

03 de maio de 2022

“Não adianta fazer videozinho mentiroso de que está pegando fogo na Amazônia, que vai mudar o clima no mundo, não funciona. Está lá o DiCaprio botando fotografia de 20 anos atrás. O DiCaprio tem que saber que a própria diretora da OMC disse que sem o agronegócio brasileiro o mundo passa fome. Então é bom o Di Caprio ficar de boca fechada em vez de ficar falando besteira por aí.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Alice Cravo.

20 de maio de 2022

“A questão da Amazônia é muito importante para nós, precisamos e contamos com Elon Musk para que Amazônia seja conhecida por todos no Brasil e no mundo para mostrar a exuberância dessa região, como ela é preservada por nós e quanto maleficio causa para nós aqueles que difundem mentiras sobre essa região.” Presidente Jair Bolsonaro, em evento no Brasil com Elon Musk. Fonte: Poder360, por Murilo Fagundes.

21 de maio de 2022

“Macron, Biden, Trudeau, Boris, entre outros, estão o tempo todo nos fustigando, [dizendo] que nós não sabemos tratar da Amazônia. (...) Nós temos aqui commodities, especialmente no campo. E concorremos com alguns países importantes. Obviamente os países têm interesse em nos deixar no segundo plano, porque quanto menos mercadoria no mercado o deles é mais valorizado (sic).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

06 de junho de 2022

“MINISTÉRIO DA DEFESA. EXÉRCITO BRASILEIRO. COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA. RESPOSTA À IMPRENSA. Em resposta a demanda sobre o caso do desaparecimento de um indigenista e um jornalista inglês na região amazônica, o Comando Militar da Amazônia está em condições de cumprir missão humanitária de busca e salvamento, como tem feito ao longo de sua história, contudo as ações serão iniciadas mediante acionamento por parte do Escalão Superior. Agradecemos a confiança depositada nas Forças Armadas.” Comando Militar da Amazônia, se referindo ao indigenista Bruno Araújo Pereira e ao jornalista inglês Dom Phillips, quando o desaparecimento já ultrapassava 30 horas. Fonte: Folha, por Naná DeLuca.

14 de junho de 2022

“A revelação de Ratanabá, a ‘cidade perdida’ na Amazônia Brasileira. No dia 11/07/2020 enquanto eu estava como Secretário de Cultura, recebi no meu gabinete o Urandir Fernandes de Oliveira que é o Presidente da Associação Dakila Pesquisas, entidade independente que revelou Ratanabá. Na ocasião, ele me apresentou um documento que resume os estudos iniciados pela associação desde 1992, ano em que Ratanabá teria sido descoberta. Ao longo destes anos, os pesquisadores contaram com o apoio do Exército, do Iphan, das Forças Aéreas, da Defesa Civil, do Ministério da Defesa, entre outros órgãos. As pesquisas da associação indicam que Ratanabá teria sido a capital do mundo há 450 milhões de anos e foi construída pela primeira civilização da Terra, chamada Muril, que não era primitiva. O local, segundo os estudos, possui monumentos bem preservados, alguns em formato piramidal, além de tecnologias mais avançadas que as nossas. O fato é que podemos estar diante da maior descoberta dos últimos tempos!” Mario Frias, ex-secretário da Cultura. Fonte: o próprio Twitter.

20 de junho de 2022

“Na minha avaliação deve ter acontecido no domingo, domingo a turma bebe, se embriaga, mesma coisa que acontece aqui na periferia das grandes cidades. Aqui em Brasília a gente sabe, todo final de semana tem gente que é morta aí a facada, tiro, das maneiras mais covardes, normalmente fruto de quê? Da bebida. Então mesma coisa deve ter acontecido lá.” General Hamilton Mourão, vice-presidente, se referindo ao assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Fonte: O Globo, por Alice Cravo.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases