REDES SOCIAIS

Lives NPC: como onda bizarra do Tik Tok faz influenciadores ganharem milhares de reais

“Quanto mais ridículo, mais popular”, tiktokers lucram ao imitar personagens de games e usarem vozes infantis em lives

Trend “Live NPC” virou febre no Tik Tok.Créditos: Reprodução/Tik Tok
Escrito en BLOGS el

A mais nova e bizarra tendência do Tik Tok é a Live NPC, onde influenciadores imitam vozes infantis e personagens não jogáveis de games para lucrar milhares de reais e ganhar vários seguidores

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez, outras trends esquisitas também já viralizaram no Tik Tok, como o “Indo ali”, o “Delulu” e a trend das deepfakes que ‘ressuscitaram’ crianças assassinadas.

A trend “Live NPC” que virou febre no aplicativo funciona da seguinte forma: o influenciador passa horas na frente das câmeras, realizando movimentos, barulhos e gestos repetitivos em troca dos chamadas doações de “presentes virtuais” de seus seguidores, que ao serem acionados pelos internautas, são convertidos em dinheiro.

Eles podem são caracterizado como rosas, milho, chocolate, pirulito, entre outros. Diariamente, essa prática tem gerado lucro e visibilidade para os influenciadores, uma delas é a canadense PinkyDoll que ganhou R$ 15 mil durante uma live. Já o youtuber Felca, em apenas 4 dias, conseguiu um milhão de novos seguidores.

Ao mesmo tempo, os vídeos têm levantado debates sobre os limites de exposição nas redes sociais, já que os influenciadores se 'humilham' de todas as formas possíveis para conquistarem os usuários. 

“Quanto mais ridículo, mais popular”, diz em uma entrevista Felipe Bressanim, conhecido como Felca, também responsável por fazer estourar a trend no Brasil. O vídeo em que anuncia suas lives possui 1,8 milhões de curtidas e chegou a ultrapassar 14,5 milhões de visualizações em apenas uma semana.

O que significa "Lives NPC"?

NPC, que significa “personagem não jogável”, é um termo comum no mundo dos jogos. Os streamers têm adotado a prática de encarnar esses personagens, utilizando vozes infantis e movimentos repetitivos para criar uma experiência de jogo mais ‘imersiva e divertida’.

A origem exata desta tendência é um mistério, mas muitos especialistas apontam para os Estados Unidos como o berço do fenômeno. Eles acreditam que a tiktoker PinkyDoll foi uma das pioneiras desta onda, que logo ganhou popularidade e se espalhou por diversas partes do mundo, com a arrecadação de US$ 4 mil (aproximadamente R$ 15 mil na cotação atual) em uma única transmissão ao vivo.

Confira alguns vídeos da trend produzidos pelos influenciadores no Tik Tok: