INACREDITÁVEL

Autora de 'Harry Potter' volta a fazer comentários transfóbicos

No antigo Twitter, escritora fez publicação hedionda contra a comunidade trans; internautas estão indignados

Não é a primeira vez que autora se envolve em polêmica com a comunidade LGBTQIAP+.Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

J.K. Rowling, conhecida por escrever a série “Harry Potter”, mais uma vez espalhou transfobia nas suas redes sociais. Nesta terça-feira (17), a autora britânica começou a ser alvo de várias críticas de seguidores e admiradores após insinuar em uma publicação no Twitter que: “mulheres trans não são mulheres”.

No tweet, ela compartilhou uma imagem de um muro escrito: "Repita conosco: mulheres trans são mulheres". Na legenda, a autora colocou: "Não". No mesmo instante, vários seguidores e admiradores de Rowling repudiaram a postagem. "Estamos cansados de você", comentou um leitor na mesma rede social. "É ridículo que isso tenha que ser questionado. Bem-vindo a 2023", enfatizou outro.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que J.K. Rowling se encontra em polêmicas como essa. Nos últimos anos, a autora tem despertado a preocupação de seus fãs por conta de suas atitudes reacionárias, discriminatórias e ofensivas contra a comunidade LGBTQIAP+.

Em 2022, a autora expressou “bem-vindo de volta” na postagem de um ativista que se opõe aos direitos das pessoas trans. Ele foi excluído da plataforma de mídia social após declarar que "preferia ter aids do que apoiar a comunidade trans". Posteriormente, a conta foi reativada.

Outras polêmicas de J.K.Rowling

Em 2020, uma discussão foi iniciada por um comentário de Rowling sobre um artigo que usava a frase “pessoas que menstruam” em seu título. A escritora criticou a escolha de palavras, sugerindo que o termo “mulheres” seria suficiente para indicar o público-alvo do texto. No entanto, o artigo era inclusivo, abrangendo homens trans que nasceram biologicamente como mulheres e, portanto, também menstruam.

Tentando justificar a declaração sem embasamento, a autora escreveu: "Se sexo não é real, não existe atração entre pessoas do mesmo sexo. Se sexo não é real, a realidade vivida por mulheres ao redor do mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitos discutirem suas vidas de forma significativa. Não é ódio dizer a verdade".

Nas plataformas, os fãs expressaram desapontamento com as atitudes de Rowling. Tornou-se um meme a sugestão de que ela não é mais a escritora da série “Harry Potter”, por exemplo.