Será?

Crespo volta para consertar o que deixou estragado. Vai conseguir?

Novo treinador do São Paulo vai assumir o time em situação tão complicada quanto a que deixou em 2021

Escrito em Blogs el
Meu nome é Luís Augusto Símon, mas pode chamar de Menon. Sou jornalista há 38 anos e antes eu sonhava em ser jornalista.
Crespo volta para consertar o que deixou estragado. Vai conseguir?
Hernán Crespo está voltando ao São Paulo. Reprodução Instagram

O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje, mas - a não ser que algo muito extraordinário aconteça - Hernán Crespo será mesmo o substituto de Luiz Zubeldia no São Paulo.

Um argentino no lugar de outro. E a favor do argentino que entra, três pontos principais:

1) Está desempregado, o que significa que o São Paulo não precisará pagar multa rescisória para a liberação. Custo zero.

2) Salário baixo - Crespo e sua comissão técnica com cinco auxiliares custará menos de R$ 1,5 milhão, bem menos que Dorival no Corinthians e muito menos que Abel no Palmeiras. Custo baixo.

3) Trabalho anterior - Crespo foi campeão paulista em 2021, rompendo um jejum de 16 anos. Deixou identificação grande com o clube e com a torcida.

Mas foi mal no Campeonato Brasileiro.

Com ele, o time conseguiu a primeira vitória apenas na décima rodada, um 2 x 0 contra o Inter. Quando foi demitido, o São Paulo tinha 30 pontos em 25 rodadas. Estava em  13° lugar.

E agora?

O time tem 12 pontos em 12 jogos e está em 14° lugar na tabela, apenas um acima do Z-4.

Ou seja, as situações são parecidas. Ele conseguirá quatro anos depois o que não conseguiu em 2021? Tirar o São Paulo do sufoco e talvez levá-lo ao G-6 do campeonato, posto ocupado hoje pelo Fluminense, com 20 pontos?

E as Copas? 

Crespo recebe uma herança bendita de Zubeldia. O time se classificou de forma invicta para os mata-matas, com 14 pontos em 18 possíveis, a segunda melhor campanha. E está nas oitavas da Copa do Brasil, depois de eliminar o Náutico.

Em 2021, o São Paulo de Crespo caiu nas quartas da Copa do Brasil para o Fortaleza,com derrota por 3 x 1 e nas quartas da Libertadores, com derrota por 3 x 0 para o Palmeiras.

 Crespo, volta a pergunta, vai render agora mais do que em 2021? Depende de dois pontos principais: 1) a recuperação não apenas física, mas também futebolística de Lucas e Oscar e 2) um bom rendimento dos garotos da base, que foram chamados de maneira precipitada a assumirem  protagonismo.

Enfim, é a aposta possível do São Paulo, um time endividado e que só colocou tranca quando a porta já estava arrombada.

 

 

 

 

Logo Forum