Uma prova do reality culinário MasterChef Espanha virou questão de saúde pública e a produção da atração precisou ir à púbico pedir desculpas.
Neste domingo (9) foi ao ar uma prova do MasterChef Espanha que serviu um cardápio que consistiu em frutos do mar em versões da culinária indiana e mediterrânea. Porém, alguma coisa deu muito errada e cerca de 70 pessoas tiveram intoxicação alimentar.
Te podría interesar
A prova foi gravada em janeiro, mas só foi ao ar neste domingo, quando foi exibido o quarto episódio da atual temporada do MasterChef Espanha. Os participantes tiveram que preparar pratos para cerca de 120 trabalhadores da L'Oceanogràfic de Valência, em celebração ao 20º aniversário do maior aquário da Europa.
Como sempre, a competição dividiu os participantes em duas equipes (azul e vermelha), que cozinharam três pratos diferentes: a entrada foi uma clòtxina valenciana (uma espécie de mexilhão); uma moluscada valenciana composta por ostras, ameijoas e pesto à base de algas; e um suquet (ensopado) de robalo tailandês. Por fim, um cheesecake japonês com algas como sobremesa.
Te podría interesar
A tarefa dos participantes foi supervisionada pela chef Rakel Cernicharo que, ao longo da prova, alertou que os chefs cometeram erros na preparação dos ingredientes.
Intoxicação em massa
Mas, a intoxicação em massa dos trabalhadores do aquário só veio à tona quando uma das funcionárias, Irene Jaspe, fez a denúncia no Twitter.
"Nos dias seguintes [à gravação do programa] não pudemos ir trabalhar. A Saúde Pública nos chamou para investigar o que aconteceu, mas não deu em nada. Quatro das minhas companheiras e eu estamos passando mal. Todos com gastroenterite. Na noite seguinte tive de ir ao pronto socorro para me injetarem Metoclopramida no c* para parar de vomitar. Perdi 5 quilos em três dias", revelou.
Após revelar a intoxicação em massa provocada pelo MasterChef Espanha, Irene afirmou que a produção não teve "decência para se desculpar. Obrigado, MasterChef, pela pior experiência gastronômica que já tive na minha vida. Beijos", finalizou.
A denúncia da trabalhadora do aquário teve enorme repercussão e a produção do MasterChef foi à público pedir desculpas. "Lamentamos muito o mal-estar manifestado por alguns participantes do programa. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef Espanha, um programa onde é uma prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvida", declarou o programa em nova enviada ao jornal El Mundo.
As autoridades sanitárias já investigaram os pratos oferecidos na prova, mas até hoje não se sabe o que causou o mal-estar dos 120 trabalhadores da L'Oceanogràfic de Valência.