No Paredão do último dia 28 fevereiro, o médico Fred Nicácio foi eliminado com 62,94% dos votos. Antes de deixar o programa, Nicácio se tornou o alvo preferencial da casa. O próprio brother chegou a alertar os outros participantes negros da casa de que estava rolando uma perseguição racial, o que foi, porsteriormente, confirmado por Domitila, Gabriel e Sarah.
Logo após deixar o jogo, Fred Nicácio participou do Bate Papo BBB e, durante a sua entrevista, foi apresentado ao médico vídeo em que mostra Key Alves, Cristian e Gustavo desferindo discurso de ódio contra a sua religião. O médico é praticante do Ifá, religião de matriz africana oriunda da Nigéria.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br
Te podría interesar
A cena começa com o eliminado Cristian, que chama os colegas e inventa que Nicácio teria feito uma espécie de "trabalho espiritual" para prejudicar os confinados da casa. “Vocês não viram? Eu não sei se ele saiu depois. Acordei e ele estava parado na frente da cama de vocês. Não sei o que ele fez, estou cagado de medo. Ele estava parado, fazendo uns negócios com os negócios dele. Comecei a ficar mal e rezei”, afirmou.
“Nem f*, pode parar com essa p*. Eu falei que não estou louca. Vou apertar o botão, não fico aqui com isso acontecendo”, rebateu Key Alves.
Ao tomar conhecimento do diálogo entre Cristian, Key e Gustavo, Fred Nicácio fica consternado e chora. Após se restabelecer, Nicácio afirma que o discurso dos três "mata pessoas no Brasil".
"isso é intolerância religiosa. Isso mata pessoas no Brasil inteiro. Isso aniquila pessoas. Isso é muito grave. Isso machuca muito. Eu jamais poderia imaginar que isso estava acontecendo. E é muito sério você associar religiões de matrizes africanas com maldade, desejos ruins. O que há de mal nisso? Eu quero que alguém levante a voz me diga", afirmou Fred Nicácio.
Acerto de contas
Por causa da expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato, a direção do BBB 23 optou por realizar uma repescagem e dar nova chance para dois participantes eliminados.
Neste momento, com exceção de Fred Boco Roso, Guimê e Sapato, todos os eliminados estão confinados na Casa do Reencontro e aguardam o término da votação que vai escolher quem deve retornar à casa. O resultado sai nesta quinta-feira (23).
Diante de tal cena, Fred Nicácio confrontou Key Alves, Cristian e Gustavo. O médico fez questão de frisar que eles serão processados por racismo.
"Eu fiquei muito adoecido com o que vocês fizeram comigo, me adoeceu. Não tenho raiva de vocês, não pensem isso, por favor. Não é raiva, não é rancor, não é mágoa, é dor, vocês me causaram dor [...] o que vocês fizeram foi crime. O meu jurídico vai acionar vocês lá fora. Toda a comunidade de axé, do Brasil inteiro, vai acionar vocês, vocês vão ter que responder judicialmente por isso", disse Fred Nicácio.
Após escutar a fala de Fred Nicácio, Key Alves tentou justificar a sua postura. "A minha família é negra, eu tenho sangue de negro e não tem nada a ver com isso", diz Alves, que é interpelada por Tina: "Esse é o primeiro discurso de toda e qualquer pessoa racista: 'que a minha mãe é", diz a siter, que também é negra. "Eu não me acho [racista], gente", responde a jogadora de vôlei que acusou Nicácio de “praticar magia” na casa.