O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando questionado sobre qual seria a sua primeira medida após a posse em 1º de janeiro de 2023, disse que “se ganhar as eleições, a primeira coisa que quero fazer é reunir os 27 governadores, para entender o que é prioritário na área da educação, da saúde, da infraestrutura em cada estado".
Essa declaração do ex-presidente Lula, que está dentro da normalidade para os países que estão vivendo uma gestão pública cooperativa, nos soou um grande avanço nas relações entre o Governo Federal o os governos estaduais, exatamente porque temos um presidente da República que tem um comportamento incivilizado com alguns dos governadores. Vamos aos fatos!
No dia 11 de setembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro estava ao lado da ministra Tereza Cristina, visitando a feira agropecuária Expointer, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul e, chegando em um stand de exposição do evento disse o seguinte: “esse salame é do governador aqui do Rio Grande do Sul”.
Com os brasileiros enfrentando a pandemia da Covid-19, no dia 22 de maio de 2020, Bolsonaro atacou: “o que esses caras fizeram com o vírus, esse bosta desse governador de São Paulo, esse estrume do Rio de Janeiro, entre outros, é exatamente isso. Aproveitaram o vírus, tá um bosta de um prefeito lá de Manaus agora, abrindo covas coletivas. Um bosta”.
As frases a seguir, todas em ordem cronológica, têm como fonte o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF completo e gratuito do livro está disponível no final deste artigo.
23 de julho de 2019
“Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Guilherme Magalhães e Flávia Faria.
05 de agosto de 2019
“Eu que falei pro Onyx, eu não chamei eles de ‘paraíba’. E se fosse, qual o problema? Eu falei o da Paraíba, e depois o governador do Maranhão.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.
29 de outubro de 2019
“Deixar bem claro também: dia 9 de outubro, às 21h, eu estava no Clube Naval no Rio de Janeiro, quando chegou o governador Witzel (...). Chegou perto de mim e falou o seguinte: ‘O processo tá no Supremo’. Eu falei: ‘que processo?’ ‘O processo da Marielle’. ‘Que que eu tenho a ver com a Marielle?’ ‘O porteiro citou teu nome.’ Ou seja, Witzel sabia do processo, que estava em segredo de Justiça. Comentou comigo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: G1.
22 de março de 2020
“Brevemente o povo saberá que foi enganado por esses governadores e por grande parte da mídia nessa questão do coronavírus.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre o isolamento social decretado pelos governadores. Fonte: Folha.
22 de março de 2020
“Você não me vê atacando nenhum governador. Nenhum. Zero.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.
30 de março de 2020
“Parece que há interesse por parte de alguns governadores de inflar o número de vitimados do vírus. Daria mais respaldo para eles, para justificar as medidas que eles tomaram.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Yahoo! Notícias.
02 de abril de 2020
“Duvido que um cara desses, um governador desses vá falar com o povo. Tá com medinho de pegar vírus, é? Ah, tá de brincadeira.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Yahoo! Notícias.
30 de abril de 2020
“E pelo que parece, pelo que estamos vendo até agora, todo o empenho para achatar a curva foi praticamente inútil. Governadores e prefeitos que tomaram medidas bastante rígidas [e] não achataram a curva.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.
08 de junho de 2020
“Lembro à Nação que, por decisão do STF, as ações de combate à pandemia ficaram sob a total responsabilidade dos governadores e dos prefeitos.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Yahoo! Notícias.
30 de agosto de 2020
“Covid-19, eu não tenho nada a ver com Covid-19, segundo o STF. Quem trata disso são os governadores e prefeitos.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Relatório da CPI da Covid-19.
21 de outubro de 2020
“Não compraremos a vacina [CoronaVac] da China, bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre Covid-19” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: G1 e Poder360.
29 de outubro de 2020
“Ninguém vai tomar a tua vacina [CoronaVac] na marra não, tá ok? Procura outro. E eu que sou o governo, o dinheiro não é meu, é do povo, não vai comprar tua vacina também, não, tá ok? Procura outro para pagar tua vacina aí.” Presidente Jair Bolsonaro, se dirigindo a João Doria (SP). Fonte: UOL.
19 de dezembro de 2020
“Não há politização nenhuma da nossa parte. Não tenho pressa em gastar, viu, governador [João Doria]? Não estamos com pressa em gastar dinheiro, a nossa pressa é em salvar vidas. Não quero aqui fazer mau juízo de quem quer que seja, mas está muito suspeita essa pressa em gastar R$ 20 bilhões para comprar vacina.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Yahoo! Notícias.
27 de janeiro de 2021
“E como a decisão de fechar é dos governadores; se fosse minha, não fecharia nada.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos
08 de março de 2021
“Onde o governador do Rio Grande do Sul, que fala muito manso, muito educadamente, uma pessoa até simpática, mas é um péssimo administrador, enfiou essa grana? Eu não vou responder para ele, mas acho que eu sei onde ele botou essa grana toda aí, não botou na Saúde.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles.
05 de maio de 2021
“Nas ruas já se começa a pedir por parte do governo que se baixe um decreto. E se eu baixar um decreto, vai ser cumprido. Não vai ser contestado por nenhum tribunal, porque será cumprido. O que constaria no corpo desse decreto? Os incisos do artigo 5º da Constituição.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre o isolamento social decretado por alguns governadores e prefeitos. Fonte: Correio Braziliense.
08 de maio de 2021
“Não vi um governador qualquer, dos 27, conversando com o povo. Fui aqui em Brasília, em Itapuã, no Chaparral... Amanhã organizaram um passeio em homenagem pelo Dia das Mães. Isso é bom porque demonstra que a população está acreditando no governo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.
14 de maio de 2021
“Eu não falei nada. O meu Exército só vai para a rua para manter a liberdade de vocês, jamais vai mantê-los dentro de casa. Eu respondo por meus atos, agora, se governadores, prefeitos estão na contramão. (...) Pessoal, já dei o recado que eu tinha que dar, daqui para a frente eu vou agir, tá ok?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.
15 de maio de 2021
“Já os informais, quase 40 milhões, quem destruiu foram alguns governadores e prefeitos com sua política sem qualquer comprovação científica do ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.
20 de maio de 2021
“O comunista gordo.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo ao governador Flávio Dino (MA). Fonte: Poder360.
12 de junho de 2021
“Deixo claro um documento produzido pelo TCU, onde ele, apesar de não ser conclusivo, é bastante objetivo que o critério usado para governadores buscarem recursos no governo era o número de mortes por Covid. Houve sim, pelo que tudo indica, segundo o relatório não conclusivo do TCU, a supernotificação de casos de Covid.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Hamilton Ferrari.
1º de julho de 2021
“Abre logo o jogo, que tem uma vacina aí que infelizmente não deu certo. Estou aguardando aquele cara de São Paulo [governador João Doria] falar.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.
10 de julho de 2021
“Aqui é terra de cabra macho.” Presidente Jair Bolsonaro, no Rio Grande do Sul, depois que o governador Eduardo Leite assumiu publicamente ser gay. Fonte: O Antagonista.
03 de agosto de 2021
“Quanto mais pobre o estado, mais gordo é o governador. Por coincidência, é uma realidade lá [no Maranhão].” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Mayara Oliveira.
04 de setembro de 2021
“Hoje você vê alguns governadores ameaçando expulsar policiais militares que porventura estejam de folga no dia 7 e compareçam para festejar o 7 de Setembro, Se nós falarmos ‘eu não sou policial militar, não tenho nada a ver com isso’, aguarde que a sua hora vai chegar.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Vinícius Valfré e Breno Pires.
21 de setembro de 2021
“(...) No Brasil, para atender aqueles mais humildes, obrigados a ficar em casa por decisão de governadores e prefeitos e que perderam sua renda, concedemos um auxílio emergencial de US$ 800 para 68 milhões de pessoas em 2020 (...).” Presidente Jair Bolsonaro, discursando na 76ª Assembleia Geral da ONU. Fonte: O Globo, por Ana Rosa Alves.
08 de outubro de 2021
“O Poder foi dado a governadores e prefeitos. É fácil falar depois que acontece, mas eu sempre disse: ‘não podemos dissociar o combate ao desemprego do combate ao vírus’. Se era para achatar a curva, que curva era essa que durou mais de um ano? As consequências estão aí. ‘Fica em casa; depois a economia a gente vê depois’.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.
21 de outubro de 2021
“Temos governadores e prefeitos exigindo passaporte vacinal. O nosso ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mesmo vacinado com a segunda dose, contraiu a Covid. Outras pessoas da minha comitiva que estavam vacinadas com a segunda dose contraíram o vírus. É uma grande interrogação a Covid-19.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por José Matheus Santos e Roberto Crispim.
26 de novembro de 2021
“Não tenho o comando ao combate à pandemia. A decisão do STF delegou aos governadores e prefeitos. Fiz minha parte, com recursos e materiais.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.
08 de dezembro de 2021
“O Supremo deu poderes para governadores e prefeitos. Eu falo da minha linha, eu não fechei nenhum botequim. Jamais vou exigir o passaporte de vacina de vocês.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, no Twitter.
09 de dezembro de 2021
“Enquanto outro governador [João Doria] aqui da região Sudeste quer fazer o contrário. E ele ameaça: ninguém vai entrar no meu estado [se não estiver vacinado]. Teu estado é o cacete, porra.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Hanrrikson de Andrade e Weudson Ribeiro.
12 de dezembro de 2021
“Também tivemos uma catástrofe no ano passado, quando muitos governadores, pessoal da Bahia [Rui Costa] fechou todo o comércio e obrigou o povo a ficar em casa. O povo, em grande parte, informais condenados a morrer de fome dentro de casa.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Mariana Costa.
19 de dezembro de 2021
“Vacina em crianças, só com autorização dos pais. Se algum prefeito ou governador ditador quiser impor é outra história.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Lucas Melo.
28 de dezembro de 2021
“Eu vou dar uma chegada aí nos próximos meses, em Fernando de Noronha. Vamos tomar um café. Nós vimos o teu problema, o teu drama, o governador [Paulo Câmara] fechando o comércio, obrigando as pessoas a se vacinar.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, no Instagram.
24 de fevereiro de 2022
“Eu tenho o poder. Tinha e tenho poder de fechar todo o Brasil por decreto [isolamento social]. Jamais cogitei isso, porque a liberdade está em primeiro lugar. Quase todos os governadores obrigaram o povo a ficar em casa. Mas não pensaram nas consequências.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.
25 de março de 2022
“Lamentavelmente grande parte dos governadores não entenderam dessa maneira e foram para aquela máxima do ‘fica em casa, a economia a gente vê depois’. (...) Vocês conheceram protótipos de ditadores no Brasil, não só muitos governadores, bem como muitos prefeitos.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: site do Governo Federal.
16 de maio de 2022
“Eu não tive poder de administrar a pandemia. O Supremo deu poder para os governadores e prefeitos. E barbaridades foram feitas.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Bruno B. Soraggi.
25 de junho de 2022
“Vai pra trás, meu Deus do céu.” Presidente Jair Bolsonaro, se dirigindo à vice-governadora Daniela Cristina Reinehr, em manifestação na orla de Balneário Camboriú (SC), ao lado e de mãos dadas com Luciano Hang. Fonte: Rádio Peão Brasil, no site.
Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases
*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.