BIG BROTHER BRASIL

VÍDEOS: Veja 6 vezes que brothers negros despertaram o medo e o racismo de sisters brancas no BBB

Levantamento foi feito por internauta após polêmica envolvendo Davi Brito e Wanessa Camargo na edição de 2024 do reality show da Globo

Yasmin Brunet, Davi Brito e Wanessa Camargo no BBB 24.Créditos: Reprodução / Globo
Escrito en BLOGS el

"Eu reconheci nele um tipo de pessoa muito manipuladora (…) Pra mim ficou muito claro, vi com clareza agora e ele é uma pessoa perigosa. Ele finge cuidado mas pega teus gatilhos e fala coisas que podem te deixar pra baixo sem você perceber, quero distância de gente assim”, afirmou a sister Wanessa Camargo em polêmica cena gravada nesta madrugada no BBB 24, da TV Globo, que demarcou o que muitos internautas consideram um episódio de racismo contra o brother Davi Brito.

Logo na sequência, a cena em questão mostra o entregador de aplicativo Davi sendo excluído pelos outros confinados da casa. O jovem, que vem sendo alvo de perseguição e comentários maldosos, principalmente por parte de Wanessa Camargo e Yasmin Brunet, sentou-se junto ao grupo, que imediatamente se levantou, deixando o "brother" sozinho.

Para muitos telespectadores a cena, e sobretudo a fala de Wanessa que tenta imputar a Davi as características de uma "pessoa perigosa" em algum nível, são racistas. Talvez não em termos de uma injúria racial direta, mas na condição de pintar a pessoa, nas entrelinhas, como alguém não quisto e que pode oferecer algum perigo aos demais.

Mas essa não é a primeira vez que acontece algo semelhante. De acordo com levantamento do usuário @nossathiagoo, no X (antigo Twitter), já é a sexta vez que a prática se repete com um participante negro do Big Brother Brasil nos últimos anos. Relembre os outros episódios a seguir.

Rodrigo França – BBB 19

Na edição de 2019 do reality show, o participante Rodrigo França foi alvo de comentários racistas de Paula Von Sperling que mais tarde seria a campeã da edição.

Logo após ele ser indicado ao décimo paredão da edição, a sister comentou que teria “medo” de França por ele ser adepto de uma religião de matriz africana. Os ataques de racismo religioso escalaram para as redes sociais, com centenas de ataques de ódio ao participante e sua família. Ao final do programa o episódio virou caso de polícia e tanto Paula como Rodrigo tiveram de dar depoimentos às autoridades.

Babu Santana – BBB 20

O caso mais famoso talvez seja o de Babu Santana no BBB 20. Em edição que teve audiência histórica, no meio da pandemia, o participante ficou famoso por superar uma série de adversidades. Entre elas, o racismo dos colegas de confinamento.

Em um desses episódios, as sisters Marcela e Ivy diziam ter medo de Babu. Indagadas por Thelma, a sister negra que venceria a edição mais tarde, elas não souberam responder a razão de tanto pavor. Apenas disseram que ele “parecia” agressivo e que tinham medo de uma eventual reação caso houvesse uma discussão sobre “alguma coisa séria”.

Douglas Silva – BBB 22

Outro caso ocorreu no BBB 22. Em certa altura da edição, a sister Laís afirmou o seguinte sobre Douglas Silva: “Ele tem cara de que quando fica descontrolado a coisa fica feia”. A participante Bárbara, com quem conversava, concordou. Douglas Silva é negro e durante seu tempo exposto no reality também sofreu ataques de ódio na internet.

Fred Nicácio – BBB 23

No BBB 23 tivemos dois casos. Um deles foi o do médico Fred Nicácio, ridicularizado por Key Alves, Cristian e Gustavo por ser adepto de religião de matriz africana.

A cena começa com Cristian, que chama os colegas e inventa que Nicácio teria feito uma espécie de "trabalho espiritual" para prejudicar os confinados da casa. “Vocês não viram? Eu não sei se ele saiu depois. Acordei e ele estava parado na frente da cama de vocês. Não sei o que ele fez, estou cagado de medo. Ele estava parado, fazendo uns negócios com os negócios dele. Comecei a ficar mal e rezei”, afirmou.

Eliminado do programa, Cristian tentou se explicar. ""Foi um momento complicado. Na hora que eu acordei, ele estava ali, parado [...], mas foi porque ele não conseguiu enxergar mais para passar, até porque tem as malas no chão [...] a gente pensou que fosse alguma coisa de religião, mas realmente não foi nada disso", disse.

Ricardo Alface – BBB 23

O outro caso registrado no BBB 23 foi entre Ricardo Alface e Bruna Griphao. Aos prantos e completamente descontrolada, a loira acusava o homem negro de ser “baixo” e “agressivo”.

“O que acontecer de ruim com você eu vou aplaudir”, completou a moça. Ele só respondeu: “E você? Olhe para você”.

 

Temas