CONFUSÃO

Famosos passam vergonha ao responderem sobre seus pronomes em evento: "Como assim?"

As respostas variam entre sobrenome, apelidos, times de futebol e até bordões das personalidades

Matheus Mazzafera entrevistando famosos sobre quais são seus pronomes.Créditos: /Reprodução de Vídeo
Escrito en BLOGS el

Embora seja uma pauta muito levantada pela comunidade LGBTQIAPN+, ainda há muita ignorância em torno do tema “pronomes”. Desde os pronomes pessoais, até a empregabilidade do pronome neutro, o fato é que as polêmicas sobre o assunto costumam ser consequência da falta de conhecimento sobre o mesmo. 

Matheus Mazzafera, apresentador de televisão e youtuber, realizou uma trend do TikTok com famosos, onde aborda as pessoas e questiona por qual pronome ela se reconhece, em um evento, na última sexta-feira (20). 

Esse formato de vídeo começou a viralizar com criadores de conteúdo menores, onde os entrevistados costumavam ser trabalhadores humildes. Os vídeos continham um tom de sarcasmo, a fim de desmoralizar a discussão sobre a utilização de pronomes. 

Ao mesmo tempo em que se tornou uma sátira, o compartilhamento desse tipo de vídeo também trouxe à tona a ignorância das pessoas frente ao tema. Com a versão de Mazzafera, fica explícito que a desinformação não está ligada à classe social. 

Dentre as celebridades, estão Camila Loures, Gabi Martins, Rita Cadillac e Kerline, ex-participante do BBB 21. As respostas divergem entre bordões famosos das personalidades, seus times de futebol, seus apelidos íntimos, seus sobrenomes e outras respostas sem sentido. 

“Amigo, eu nunca parei pra pensar nisso… pronome… depois de alguns drinks na cabeça, eu não sei o que te dizer”, disse uma delas. 

A ativista e palestrante transexual, Rô Vicentte, se pronunciou sobre o vídeo, que tomou as redes sociais no último fim de semana. Sua reflexão provocativa escancara a falta de consciência social sobre o respeito com o nome social de pessoas transexuais. 

“Não adianta ter amigas trans, ser LGBT,  ser de esquerda, [...] se você não sabe o mínimo quando falamos sobre gênero, você é transfóbico”, disse ela. 

A cantora Naiara Azevedo, quando questionada se é uma mulher cis, acaba respondendo sobre sua orientação sexual, algo que reforça a perspectiva de Vicentte. 

“Eu acho isso tudo tão preocupante [...], enquanto estamos aqui lutando para sermos respeitados e termos o direito de sermos reconhecidas por pronomes e nomes que nos identificamos, a cisgeneridade ri de um direito básico que para eles nunca fez diferença”, completa a ativista. 

Crítica de Rô Vicentte, via Instagram