BASTIDORES

Duda Beat responde às alegações de plágio envolvendo música de Emicida

Irmão do rapper, Evandro Fióti, acusa Juliette e Duda de “plágio conceitual”

Duda Beat responde às alegações de plágio envolvendo música de Emicida.Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

A cantora Duda Beat divulgou, na tarde desta quarta-feira (18), um comunicado no qual responde às acusações de Fióti de que ela e Juliette realizaram um "plágio conceitual" do projeto AmarElo de Emicida.

Novamente, Duda Beat afirma que "foi contratada pela marca Bauducco, por meio da Agência Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérprete da canção 'Magia Amarela' ao lado de Juliette.

Posteriormente, a artista explica que "não houve qualquer participação criativa na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário".

A cantora também explica que "quando recebeu a letra da música para gravar, ela e sua equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo de Emicida e Lab Fantasma".

"Porém, desde o primeiro contato com a agência e o escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de 'Magia Amarela'). A exclusão de Vassão do time de autores do jingle não foi informada pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores do projeto original AmarElo", explica o comunicado emitido por Duda Beat.

A artista também reforça que é "contra qualquer evidência de plágio". "No entanto, na data de hoje, 18 de outubro, houve um movimento de reivindicações através das redes sociais de que os autores do projeto AmarElo foram usurpados de sua propriedade intelectual na campanha 'Magia Amarela'. Essa informação surpreende Duda Beat e sua equipe, uma vez que somos expressamente contrários a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideias criativas sem o consentimento de seus autores legais".

Por fim, Duda Beat reitera seu compromisso com a transparência e a valorização dos profissionais e revela que "sua equipe jurídica tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação na faixa".

Entenda o caso 


O diretor, produtor e compositor Evandro Fióti fez um longo desabafo em suas redes sociais em que acusa as cantoras Juliette Duda Beat de plagiar conceitualmente a canção “AmarElo” de seu irmão, o rapper Emicida, que conta com participações especiais de Majur Pabllo Vittar.

As duas lançaram na madrugada desta quarta-feira (18), uma canção chamada “Magia Amarela” em que, além da estética toda em amarelo da apresentação, ainda usa o mesmo trocadilho na letra:

"Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é amar elos reais."

Ética

"Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!", escreveu no Twitter o produtor.

"Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda", escreveu Fióti em outro post.

Até o momento, nem Duda Beat nem Juliette se manifestaram sobre o assunto.

Veja abaixo o vídeo de Fióti falando sobe o assunto: