FUGITIVA

PROCURADA: Itália inicia operação para prender Carla Zambelli

Autoridades policiais do país europeu começaram a caçada à bolsonarista criminosa foragida, que pode ser detida a qualquer momento. Veja o que se sabe

Créditos: Frame de vídeo do YouTube/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A caçada internacional pela captura de Carla Zambelli começou oficialmente. As forças policiais da Itália estão mobilizadas para localizar e prender a deputada federal bolsonarista, que atualmente figura na Lista De Difusão Vermelha da Interpol e é considerada foragida da Justiça brasileira, visto que está condenada de forma definitiva a 10 anos de cadeia e se evadiu do território nacional.

“Ela poderá ser presa a qualquer momento”, declarou o embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, em entrevista à rede de televisão a cabo GloboNews.

Segundo ele, as autoridades judiciais italianas acolheram o pedido de prisão provisória para fins de extradição. Isso significa que Zambelli já está sob investigação ativa em solo italiano, com a colaboração direta das forças policiais locais para sua captura.

Mandado de prisão válido e caçada nas ruas

Ainda de acordo com o embaixador, as autoridades locais estão ativamente empenhadas em tentar localizá-la. Pela legislação italiana, Zambelli só não pode ser presa em qualquer lugar que seja considerado domicílio inviolável, como uma residência ou um quarto de hotel.

“Ela não pode ser presa dentro do que é considerado um domicílio dela, como uma casa ou um hotel. Mas há um mandado de prisão provisória válido, solicitado via Interpol pelo governo brasileiro e endossado pela Justiça italiana”, explicou Mosca.

Isso significa que a qualquer instante, em qualquer espaço público, a bolsonarista poderá ser abordada e detida pela polícia italiana.

Tratado bilateral abre caminho para extradição

Ao contrário do que muitos alegam, a Constituição italiana não impede a extradição de ítalo-brasileiros. A afirmação parte do próprio embaixador, que revelou que há jurisprudência favorável nesse tipo de caso. Em 2025, por exemplo, um ítalo-brasileiro já foi extraditado para o Brasil.

Atualmente, segundo dados da embaixada brasileira, há 14 pedidos ativos de extradição de cidadãos brasileiros na Itália. Quatro deles são ítalo-brasileiros.

“Nossa cooperação penal e jurídica com a Itália é muito eficaz. O pedido brasileiro está sendo tramitado judicialmente no país e segue seu curso legal”, ressaltou o embaixador.

Extradição pode acontecer em menos de um ano

Com a entrega formal do pedido de extradição nesta quinta-feira (12), o processo agora corre na Justiça italiana. Enquanto isso, a prioridade absoluta é encontrar e prender Carla Zambelli, com todas as forças policiais mobilizadas para essa finalidade.

“Estamos mobilizados com a polícia italiana na localização da deputada e na sua prisão. Em seguida, o Judiciário fará sua análise, com amplo direito de defesa a ela. Mas o processo pode levar menos de um ano”, concluiu Mosca.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar