Aconteceu na noite desta segunda-feira (12), na Califórnia (LA/EUA), a 74ª edição do Emmy, principal premiação destinada à televisão, que consagrou a jovem atriz Zendaya que, aos 26 anos se tornou a atriz mais jovem na história da premiação a acumular duas estatuetas de melhor atriz por série dramática por conta de sua interpretação de Rue, a protagonista de “Euphoria”, a polêmica série da HBO.
Deve-se destacar o fato de que Zendaya quebrou o próprio recorde, pois, na edição de 2020 do Emmy, a atriz se tornou a segunda mulher negra a vencer na categoria melhor atriz para série dramática - a primeira foi a também excelente Viola Davis, em 201r, pela série “How to Get Away With Murder” - e a mais jovem, 24 anos, a ser premiada em tal categoria.
Te podría interesar
Além do acúmulo de estatuetas pela sua atuação à frente de Euphoria, Zendaya também se tornou a primeira mulher negra a ser indicada como produtora executiva de série - também por Euphoria.
O envolvimento pessoal e profissional de Zendaya com a personagem Rue, adolescente que luta contra o vício em cocaína e outras substâncias ilícitas, fica claro em várias de suas declarações. Com a estreia da segunda temporada, a produção foi acusada de "glamourizar" o uso de substâncias que alteram o chamado “estado de normalidade”, o que foi rebatido pela atriz e na noite de ontem, ela reforçou que a série é um alerta e que busca abrir um diálogo sobre dependência química.
Te podría interesar
"Meu maior desejo para Euphoria era poder ajudar as pessoas. Eu quero agradecer a todos que compartilharam suas histórias comigo. Se alguém se identifica com a Rue, quero agradecer por sua história. Eu as carrego comigo", disse Zendaya ao receber a segunda estatueta por sua interpretação em Euphoria.
Quem é Zendaya
Zendaya, cujo nome completo é Zendaya Maree Stoemer Coleman, nasceu em Oakland, em 1996. É atriz, cantora, compositora e produtora. O seu nome é oriundo da língua shona, da matriz linguística Bantu, do Zimbábue, e significa "agradecer".
Assim como outras atrizes de sua geração, Zendaya primeiro ganhou destaque por atuações em programas da Disney Channel, tais como Rocky Blue na série Shake It Up (2010-13) e K.C Cooper em K.C Undercover (2014-18).
Além da atuação, Zendaya também já era conhecida por sua carreia musical que segue a verve da música pop, destaque para o single "Neverland", balada lançada em 2016 e com milhões de visualizações no Youtube.
Em 2017 ganhou destaque no blockbuster "Homem-Aranha: De volta pra casa", primeiro capítulo da nova saga de Peter Parker no cinema. O longa foi um sucesso de público e consagrou Zendaya e o ator Tom Holland.
Porém, quando a HBO divulgou o elenco e a sinopse da série Euphoria, em 2019, e lá constava o nome de Zendaya houve um choque entre os fãs e o assunto logo foi parar nos trends.
Com a estreia da primeira temporada de Euphoria e com a carga dramática e pesada - a série é classificada para 18 anos e tem que passar depois das 22h na TV estadunidense - que gira em torno de Rue Bennet, uma adolescente adicta, chocou os seguidores habituais da atriz, mas a alçou para outro patamar da indústria cultural.
Hoje, com 26 anos de idade, Zendaya, além de ser o rosto de Euphoria, também está presente na superprodução "Duna", onde interpreta a princesa Shani, que acompanha a saga de Paul Treides (Timothée Chalamet), identificado como o messias aguardado por milhares de anos. A parte 2 dois de Duna está prevista para estrear em outubro.
Quase todos os trabalhos de Zendaya estão disponíveis no streaming da HBO, a HBO MAX, entre eles, a duas temporadas de Euphoria. Ainda não há previsão de estreia da terceira leva de episódios da aclamada série.
Se você ainda não conhece o trabalho de Zendaya, esse é o momento.