Terminou o primeiro dia de futebol nos Jogos Olímpicos, com oito jogos e 22 marcados. As favoritas França e Espanha venceram e a também favorita Argentina perdeu para Marrocos em um jogo que teve 15 minutos de acréscimo, invasão de campo durante e após o jogo, gol no último lance, duas horas de paralisação e aquele gol no último lance anulado, antes dos três minutos de acréscimo com portões fechados. Ufa! O outro jogo do Grupo B teve vitória do Iraque sobre a Ucrânia por 2 x 1.
A França a venceu os Estados Unidos por 3 x 0, com gols no segundo tempo. Aos 16, foi Lacazette - o único acima de 23 anos -, aos 24 foi a revelação Olsie, ambos com chutes de longe e o terceiro do zagueiro Badé, aos 40 minutos. O outro jogo do Grupo A teve vitória de 2 x 1 da Nova Zelândia sobre Guiné.
O Japão mostrou um futebol envolvente, com muitos passes e triangulações e goleou o Paraguai, de Gatito Fernandez, do Botafogo, por 5 x 0, com direito a gol de cabeça. E fica a pergunta: como o Paraguai se classificou em primeiro lugar no Pré Olímpico da América do Sul, deixando o Brasil fora da Olimpíada? O outro jogo do Grupo D terminou empatado entre Mali e Israel. Houve gritos de protestos contra a carnificina em Gaza.
E a Espanha, que foi vice-campeã na última Olimpíada e venceu a Euro, ganhou do Uzbequistão por 2 x 1, sem muito brilho. Pubill marcou no primeiro tempo, Buriev empatou e Sérgio Gómez fez o gol da vitória, depois de perder um pênalti. Egito e República Dominicana empataram por zero a zero.
A próxima rodada será sábado, dia 27 e os jogos serão:
Nova Zelândia x EUA
França x Guiné
Argentina x Iraque
Ucrânia x Marrocos
Espanha x Dominicana
Uzbequistão x Egito
Israel x Paraguai
Japão x Mali
Classificam-se dois de cada grupo.
Os artilheiros, com dois gols, são Rahimi, de Marrocos, Mito e Fujio, do Japão.