VÍTIMA SEXUAL

Fernanda Santos: quem é a brasileira estuprada por 7 homens durante viagem de moto à Índia

Naturalizada espanhola, goiana acumula mais de 177 mil seguidores nas redes sociais; ela viaja o mundo com o marido, Vicente Barbera, em motos

Fernanda passou por 66 países com sua moto.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BLOGS el

A turista Fernanda Santos é a brasileira que foi vítima de estupro coletivo no distrito de Dumka, na Índia, na última sexta-feira (1). Pelas redes sociais, ela compartilha as viagens por vários países do mundo que realiza com o marido, o espanhol Vicente Barbera, em motos.

Nascida em Goiânia (GO), e naturalizada espanhola, Fernanda é influenciadora digital e se define como "brasileira pelo mundo em moto", em seu perfil no Instagram. Ela também é embaixadora de uma marca estadunidense de roupas e acessórios para motociclistas, a Klimmotorcycle.

Junto do marido, ela compartilha a aventura de volta ao mundo em moto em uma conta própria nas redes sociais, com mais de 177 mil seguidores. De acordo com as informações divulgadas, eles já percorreram mais de 170 mil quilômetros e visitaram 66 países, sendo a Índia o último deles.

Em outubro de 2023, Fernanda posou ao lado de um monumento em Umling La, na Índia, a estrada pavimentada com maior altitude no mundo. A passagem, em uma montanha às margens do Rio Indo, possui cerca de 5.882 metros.

"Indianos são boas pessoas. Nós encontramos com pessoas indesejáveis, mas não devemos generalizar", comentou Fernanda nos stories do perfil de viagens, após o caso de estupro.

Na semana passada, o casal visitou o Sri Lanka, o 66º país da lista. Eles percorreram grande parte do território asiático sobre duas rodas, bem como de países europeus, a exemplo do Reino Unido, Espanha e Alemanha.

O casal publica fotos de paisagens, pessoas com quem tiveram contato, momentos especiais e de si próprios no Instagram. Por meio das redes sociais, eles mostram partes da rotina e comentam sobre a paixão por motocicletas, bem como a vivência diária.

O espaço virtual, porém, tem sido pouco compreensivo com Fernanda e Vicente. "Temos lido comentários absurdos, dizendo que trouxemos [a violência] para nós mesmos ao vir para a Índia, ou ao acampar, que nada aconteceu conosco. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, sua filha, irmã, mãe, em qualquer país do mundo. Ninguém está livre, isso já aconteceu várias vezes na Espanha, Brasil e Estados Unidos. Então, não falem tolices porque estamos na Índia", disse ela.

Sobre o caso

O casal estava na região nordeste do país, de moto, em direção ao Nepal, quando precisou pernoitar num acampamento aberto no distrito de Dumka. Momentos depois da parada, já prestes a pegar no sono, um grupo formado por seis homens e um adolescente os espancou e roubou.

Fernanda relatou que os agressores só não roubaram mais pertences "porque o que eles queriam era estuprar". O marido foi atacado pelo bando, que desferiu golpes em sua cabeça, com um capacete e uma pedra, além de ser ameaçado com uma faca.

"Algo aconteceu com a gente que não desejo a ninguém. Sete homens me estupraram, eles nos bateram e nos roubaram, apesar de não levarem muitas coisas porque o que eles queriam era me estuprar. Estamos no hospital com a polícia... Meu rosto está assim, mas não é o que mais me dói. Achei que íamos morrer. Graças a Deus estamos vivos", diz a influenciadora, muito traumatizada.

Segundo a polícia local, Fernanda foi socorrida por paramédicos às 23h do sábado (2), logo após o registro da denúncia, o casal foi encaminhado ao hospital da região para receber atendimento. As autoridades só entenderam que se tratava de estupro quando o casal chegou ao hospital.

As vítimas foram, então, transferidas para o Departamento de Polícia do estado de Jhakhand e prestaram depoimento a um juiz. De acordo com Pitamber Singh Kherwar, superintendente da polícia do distrito, foi iniciada a investigação com a prisão de três homens. Os demais suspeitos estão sendo procurados.

Temas