O cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, que se tornou Papa Leão XIV, esteve em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana da capital mineira em 2004 e 2012.
Em ambas as ocasiões, ele participou de eventos dos frades agostinianos como superior da Ordem de Santo Agostinho, segundo o portal G1. Também não era cardeal, já que recebeu o título apenas em 2023, pelas mãos do Papa Francisco.
Frango com quiabo
O ainda padre Robert Prevost, em 2024, foi fotografado se servindo de um dos pratos mais típicos da culinária mineira, o frango com quiabo. Inicialmente, divulgou-se que a imagem teria sido registrada nas comemorações pelos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, mas a instituição manifestou-se e negou que a foto tenha sido feita naquela ocasião. Já em outro registro, o hoje pontífice aparece com um copo de cerveja na mão.
Confira abaixo as fotos divulgadas pelo editor de esportes do jornal O Globo Thales Machado, em seu perfil no X.
Em dezembro de 2012, visitou as unidades dos Freis Agostinianos localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte e presidiu a Profissão Solene dos freis, em Mário Campos.
"Naquela ocasião, o prior geral da nossa ordem era o padre Robert Prevost, hoje Papa Leão XIV. Em virtude dessa função na ordem, ele estava aqui no Brasil para presidir a nossa assembleia vicarial e acolheu, como prevê as constituições, a profissão dos votos", explica Jeferson Felipe, em entrevista ao jornal O Tempo.
Leia também:
Progressista: Veja o que Leão XIV pensa sobre os principais temas
Robert Prevost: conheça a história do Papa Leão XIV na América Latina