GRAMMY LATINO

Novabrasil FM se recusa a tocar tecnobrega de Gaby Amarantos por ter "público mais elevado"

Indicada ao Grammy Latino, a artista se manifestou em suas redes sociais: "Se negam a enxergar a Brasilidade da Amazônia"

Gaby Amarantos.Créditos: Instagram
Escrito en BLOGS el

A Rádio Novabrasil FM desvalorizou a cultura da região Norte capitaneada por Gaby Amarantos. Indicada ao Grammy Latino pela segunda vez, a artista afirmou que durante uma conversa sobre a importância cultural do tecnobrega, a produção da rádio alegou que o gênero não condiz com os ouvintes.

Em suas redes sociais, Gaby Amarantos comentou que participou de dois programas com duração de várias horas – um gravado e outro ao vivo. Ao término de sua entrevista sobre seu álbum TecnoShow, ela conta que pediu pra tocar músicas do gênero tecnobrega e o produtor do programa da rádio negou tocar músicas porque "o público deles é mais elevado, fazendo um gesto com as mãos para o alto", segundo ela.

"Fora que na programação deles [Novabrasil] pouco toca músicas do Norte. Se a gente seguir com essa mentalidade como vamos dar espaço pro som da periferia da Amazônia?"

De acordo com a artista, ela demorou a identificar que foi vítima de desvalorização cultural pela Novabrasil FM: "Na hora pensei, isso está mesmo acontecendo? Sabe quando você passa por uma situação onde precisa de tempo para processar e perceber que sofreu preconceito?", indagou no Instagram.

O que disse a Novabrasil?

A Novabrasil produziu postagens nas mídias para contenção de danos, nas quais a rádio admitiu o erro com Gaby e com os ouvintes. "Faltou educação, faltou delicadeza, faltou escuta e senso artístico", resumiu.

"Esse erro atinge aquilo que nos é prioridade absoluta: a defesa da BRASILIDADE, sua diversidade e toda a sua pluralidade. Por isso, pedimos desculpas! Queremos ouvir você falando na NOVABRASIL mais vezes como ouvimos hoje e cantando na nossa programação. Solta sua voz, mostra todo seu brilho e traga esse Grammy Latino."

Segundo a rádio, as músicas de Gaby Amarantos e de outros artistas da região Norte – que "diariamente compõem a maior plataforma de valorização da MPB no Brasil" – estarão integradas à programação, a partir de segunda-feira (25).

A indicação de Gaby Amarantos ao Grammy Latino

Gaby Amarantos recebeu uma indicação ao Grammy Latino, uma das mais prestigiadas premiações musicais do mundo, por seu álbum TecnoShow. Lançado em dezembro de 2022, o disco concorre na categoria de "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa" com João Gomes, Elba Ramalho, Almir Sater, Gabriel Sater e Carminho.

"A rádio tem direito de tocar o que quiser na sua programação, mas por que convidar uma artista para ir ao seu estúdio e não tocar sua música de trabalho, mesmo sendo indicada ao Grammy Latino? Porque se negam a enxergar a Brasilidade da Amazônia."

Em 2012, Gaby foi indicada como artista revelação e na mesma categoria à qual é finalista neste ano, com o álbum Treme. Em 2023, ela afirma que segue sua "luta para levar cada vez mais longe o movimento da Amazônia periférica, tecnobrega/melody" e que não vai "deixar que situações como essa passem despercebidas".

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar