A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo realizou uma operação para resgatar animais de uma fazenda em Pinheirinho, em Taubaté, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (19).
A operação resgatou 57 bois e vacas, além de ter multado o responsável pelos animais, um homem de 48 anos, no valor de R$ 171 mil.
Te podría interesar
Os policiais ambientais foram até o local após receberem duas denúncias anônimas de que os animais apresentavam sinais de maus tratos. Chegando lá, os policias encontraram os bovinos em estado claro de subnutrição. A equipe contou com apoio do Centro de Controle de Zoonoses.
O responsável pelo gado se apresentou à polícia e assumiu a culpa pelo crime de maus tratos a animais, tipificado no artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Ele foi preso e ficou à disposição da Justiça.
Te podría interesar
Os animais foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Taubaté, que irá dar os cuidados para os bichos.
Em fevereiro 2022, cerca de 300 bovinos em situação de maus tratos foram resgatados em Cunha após ficarem meses subnutridos e com pouco acesso à água. Um ano depois, a maioria dos animais já se recuperou completamente. Eles estão sob os cuidados ONG da Santuário Vale da Rainha.