tragédia em Mariana (MG): Últimas notícias
Pra frente, Brasil
26/11/2015 | As fraturas expostas pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana num país em constante desenvolvimento.
Manifestantes são presos por 'crime ambiental' após jogarem lama no Congresso
26/11/2015 | Os ativistas protestavam pedindo punição aos responsáveis pela tragédia em Mariana (MG) e acabaram detidos ontem (25) pela Polícia Legislativa na Câmara.
Vídeo mostra desabafo de pescadores com a ‘morte’ do Rio Doce
22/11/2015 | As imagens alertam para a grave mortandade de peixes e a situação da comunidade que dependia do rio como forma de subsistência no município de Baixo Guandu, um dos mais atingidos pela enxurrada de lama no Espírito Santo. Assista.
Conheça o poema ‘profético’ de Drummond sobre desastre no Rio Doce
22/11/2015 | Em 'Lira Itabirana', Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) critica o efeito da mineração em seu estado natal: "O Rio? É doce / A Vale? Amarga / Ai, antes fosse / Mais leve a carga". Confira o poema completo.
"Samarco comanda a apuração do crime que cometeu, controlando políticos, vítimas e jornalistas"
22/11/2015 | A presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, denuncia a estratégia da mineradora para apagar os vestígios do desastre que chocou o país. Segundo ela, a Samarco chega a selecionar quais jornalistas podem entrar no local da tragédia e controla o acesso da população ao Comando de Operações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que funciona dentro da sede da empresa.
Lama de barragem se aproxima do mar e já muda cor da água no ES
22/11/2015 | Em Linhares, no norte do Espírito Santo, a lama originada do rompimento de barragens da Samarco, em Minas Gerais, mudou a cor da água do Rio Doce na praia de Regência, onde o rio deságua no mar. Por volta das 16 horas de ontem (21), a tonalidade passou para o marrom.
Governo afirma que decreto para liberação de FGTS não tira responsabilidade de mineradora
19/11/2015 | O Ministério da Integração Nacional divulgou uma nota esclarecendo a polêmica em torno do Decreto 8.572/2015, que libera o saque do FGTS às vítimas do rompimento de barragens em Mariana (MG). Segundo o comunicado, o episódio não é considerado pelo governo um “desastre natural” e a empresa Samarco não ficará isenta de suas responsabilidades perante a tragédia.
"Nossa história ficou debaixo da lama", diz sobrevivente de tragédia em Minas
7/11/2015 | "Olhei para cima, vi uma chuva de poeira. Quando olhei de novo, vi a avalanche de lama", conta Teresinha Custódio Quintão. Mais seis pessoas passaram a integrar a lista de desaparecidos após o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), chegando a 25