reorganização escolar: Últimas notícias
Em SP, fechamento de escolas ou "reorganização escolar" acontece gradualmente, mesmo após proibição
1/7/2016 | Relatório divulgado na última terça-feira (28) pela Rede Escola Pública e Universidade, aponta que a reorganização escolar, barrada por liminar de justiça, está acontecendo de forma gradual. Pelo menos 53 escolas da lista original passaram por mudanças até maio desse ano.
Entidades denunciam: 53 escolas fechadas em SP reorganização continua
28/6/2016 | Após reorganização escolar ser barrada pela Justiça, Governo do Estado fecha ciclos e escolas da rede estadual. Entre as unidades, 53 faziam parte da lista da reorganização impedida e coincidentemente fecharam os mesmo ciclos previstos no projeto original. Professores e pesquisadores denunciam descumprimento de liminar.
Apeoesp denuncia "reorganização escolar disfarçada" de Alckmin
4/2/2016 | De acordo com o sindicato dos professores de São Paulo, 33 regiões confirmam o fechamento de 594 classes até o momento, apesar da decisão judicial que impede o governo de realizar a reorganização iniciada no ano passado e que motivou a ocupação de centenas de unidades
Um mês após suspender reorganização, Alckmin oficializa superlotação nas escolas
13/1/2016 | Sem consultar professores, alunos e pais, governo paulista edita resolução que permite elevar em 10% o número de alunos nas salas de aula já lotadas atualmente; maior prejuízo será no ensino médio.
Em assembleia, alunos decidem manter luta contra reorganização 'até o fim'
7/12/2015 | Estudantes querem a revogação completa da reorganização do ensino em São Paulo e punição por agressões sofridas. Ato em apoio ao movimento foi marcado para quarta-feira (9).
Alckmin publica decreto que revoga "reorganização" escolar
5/12/2015 | Decreto divulgado neste sábado (5) no Diário Oficial de São Paulo invalida outro, publicado na terça-feira (1), que oficializava o plano de "reorganização" da rede estadual de ensino. Para advogado, embora fato seja "conquista histórica", estudantes secundaristas devem permanecer alertas para evitar "o mesmo processo autoritário e intransigente" no ano que vem
Após recuo do governo, secretário da Educação de SP deixa cargo
4/12/2015 | Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Herman Voorwald pediu para deixar o comando da pasta depois que o governo anunciou a suspensão do projeto de “reorganização” escolar no estado. A decisão teria sido tomada sem o consentimento dele.
"Podemos tirar, se achar melhor": Folha retira vídeo de ocupações de estudantes do ar após visita de Alckmin
3/12/2015 | Funcionários do jornal confirmaram à Fórum que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitou a redação na última terça-feira (2) acompanhado da assessora de imprensa do governo e, poucas horas depois, uma reportagem em vídeo sobre ocupações de estudantes contra a 'reorganização escolar' foi tirada do ar.
SP: Confira truculência da polícia contra estudantes em 5 vídeos
2/12/2015 | Golpes de cassetete, tapas, spray de pimenta, prisões arbitrárias. Imagens que circulam pela internet mostram vários flagrantes de agressão de policiais militares contra adolescentes que lutam pela manutenção de suas escolas; veja.
Alckmin troca foto de capa no Facebook e embala crianças com um laço de presente
2/12/2015 | A foto de um grupo de crianças sorridentes foi a imagem escolhida para ilustrar a página do governador de São Paulo na rede social. A atitude foi vista pelos internautas como uma provocação, já que, além de propor o fechamento de escolas, o tucano tem reprimido com violência policial os estudantes que se organizam para protestar contra a medida. Veja a repercussão do caso.
Funcionário e militante do PSDB cria movimento contra as ocupações escolares em SP
30/11/2015 | A página "Devolve Minha Escola", que desmoraliza as ocupações de estudantes contra a reorganização escolar, é administrada por um militante tucano que trabalha no Diretório Municipal do partido em Guarulhos. Além da página, grupo composto por integrantes da juventude tucana frequenta escolas e faz ameaças: "Se não vai sair por bem, vai sair por mal".