Pesquisa

Estudo defende tese surpreendente sobre formação de cratera no litoral de SP

O trabalho vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Estudo defende tese surpreendente sobre formação de cratera no litoral de SP
A cratera de Ubatuba. Reprodução/Google

Estudo desenvolvido, há mais de dez anos, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) defende uma tese surpreendente sobre o que teria sido responsável pela formação de uma cratera, localizada em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Segundo os pesquisadores, o fenômeno teria sido causado pelo impacto de um asteroide.

O trabalho aponta que a cratera, que tem 1,5 km em cada lado e 300 m de profundidade, existe há cerca de seis milhões de anos. Está localizada em Ubatumirim, região norte de Ubatuba, próxima à Rodovia Governador Mario Covas (BR-101).

Paulo Roberto Martini, um dos geólogos do Inpe, destaca que o mais intrigante na formação da cratera é o fato de que os sedimentos encontrados no fundo da depressão são mais jovens, com cerca de 150 mil anos de idade.

“Outros pesquisadores mapearam a área de formação e não conseguiram identificar uma origem tectônica, o que aumenta a possibilidade de se comprovar o impacto de um asteroide”, relata Martini, em entrevista ao Metrópoles.

Uma das possibilidades levantadas pelo estudo é a de que uma região, localizada no Canadá, também poderia ter sido atingida por resíduos do mesmo asteroide que afetou Ubatuba.

Visitação proibida

A cratera tem formato quadrado, está em um local isolado e perigoso. Por isso, a visitação é proibida. A exploração é permitida somente aos pesquisadores e cientistas e, mesmo assim, com autorização do governo.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum