Adolescente é amarrado por colegas no banheiro de escola do Vale do Ribeira
O ato violento só foi interrompido com a chegada da diretora da instituição de ensino; caso foi registrado no município de Iguape
Um caso de violência entre adolescentes revoltou a população do município de Iguape, no Vale do Ribeira, região no sul do estado de São Paulo. Um menino, de 12 anos, foi imobilizado e amarrado por três colegas dentro do banheiro da Escola Estadual Clodonil Cardoso.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que o pai da vítima relatou à polícia o que aconteceu com o filho dentro da instituição de ensino.
O pai contou que dois meninos imobilizaram o estudante, amarrando seus pés e mãos. Enquanto isso, outro colega ficou na porta do banheiro dando cobertura.
O bullying só terminou quando os alunos avistaram a diretora da escola se aproximando. Nesse momento, os agressores fugiram. A vítima não se feriu fisicamente.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP) divulgou uma nota para destacar que os responsáveis pelos estudantes “foram convocados e orientados quanto à conduta dos alunos e as medidas cabíveis adotadas”.
Mais detalhes a respeito dos motivos para o ato e se o bullying é frequente não foram divulgados oficialmente até o momento. A secretaria acrescentou que “diligências continuam para esclarecer os fatos”.
Ainda segundo a pasta, a Polícia Militar (PM) foi acionada e um profissional do programa “Psicólogos na Escola” acompanhará a vítima e a unidade, que não tem histórico de agressão ou violência.
Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar
A Seduc-SP informou, também, que o caso foi inserido no aplicativo do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva), sendo que “a equipe regional está desenvolvendo novas ações para conscientização sobre a cultura de paz na escola”.
A ocorrência foi registrada como "vias de fato" no 1° Distrito Policial (DP) de Iguape.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.