A menor praia do mundo pode ficar no litoral de São Paulo; saiba qual é
Esta praia apresenta medidas inferiores à que detém o título atualmente e consta no "Guinness Book"
O litoral de São Paulo pode entrar no Guinness Book, o famoso livro dos recordes. E por uma razão insólita. O Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Peruíbe reivindica que a menor praia do mundo se localiza no município.
A Praia das Conchas, também conhecida como Praia da Tatuíra, tem medidas inferiores à da atual menor praia do mundo. O objetivo do Contur é que esse título mundial mude para a cidade e atraia mais turistas para o local.
“Foi criado um grupo de trabalho para apurar questões técnicas como área, comprimento, largura e sazonalidade da praia, mas o conselho não se reuniu porque estava todo mundo trabalhando”, declarou Rodrigo Wolpert, um dos conselheiros, em reportagem de Márcio Ribeiro, no Diário do Litoral.
Thiago Alvarez, também conselheiro, disse que o tema entrou na pauta e que deseja trabalhar para que o recorde da Praia das Conchas seja reconhecido.
“Essa praia que a gente tem aqui, como muitas outras, com certeza tem a sua riqueza e a sua beleza natural. Estamos trabalhando para que isso venha a acontecer. Acredito que isso é muito bom e que pode ajudar a crescer o turismo na nossa cidade”, destacou.
A atual detentora do recorde mundial oficial, que consta no livro dos recores, é a Praia de Gulpiyuri, que se localiza na região das Astúrias, na Espanha.
As medidas
Conforme medições, a praia em Peruíbe tem 33 metros de diâmetro, enquanto a espanhola possui 50 metros. Por ter o nome no Guinness, Gulpiyuri atrai turistas de inúmeros países da Europa, o que movimenta a economia local. Vale o recado para Peruíbe.
Mesmo com todos os benefícios para a cidade, a prefeitura de Peruíbe não parece disposta a investir. Por meio de nota, disse: “Quanto à questão da Menor Praia do Mundo, no momento, não há previsão orçamentária para pleitearmos oficialmente o título junto ao Guinness World Records, mas é um assunto que podemos sim voltar a estudar no futuro”.
Para se ter acesso à Praia das Conchas é preciso subir um costão rochoso e caminhar por 20 minutos. Importante tomar cuidado porque há trechos escorregadios no caminho.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.