Previsão

Defesa Civil monta gabinete de crise após emitir alerta de temporais no litoral de SP

A formação de uma frente fria está sendo esperada para as próximas horas na Baixada Santista e Vale do Ribeira: “Risco Muito Alto”

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Defesa Civil monta gabinete de crise após emitir alerta de temporais no litoral de SP
Imagem Ilustrativa. Luigi Bongiovanni

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a população da Baixada Santista deve se preparar. O órgão emitiu um alerta para chuvas e ventos de forte intensidade, entre esta quinta-feira (3) e sábado (5).

Segundo as previsões, a formação de uma frente fria favorecerá a ocorrência de temporais no litoral paulista e no Vale do Ribeira.

Com a frente fria, as temperaturas deverão ficar mais amenas na região, o que pode provocar o primeiro frio do outono.

Segundo a Defesa Civil, é recomendável redobrar atenção, principalmente, em áreas vulneráveis a alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

A Baixada Santista foi classificada como “Risco Muito Alto” de tempestade. O Vale do Ribeira, por sua vez, como “Risco Alto”.

Por causa da previsão meteorológica, a Defesa Civil montou, na tarde desta quinta (3), um gabinete de crise com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos. O objetivo é monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.

O gabinete ficará montado no Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas do órgão até domingo (6) para assegurar respostas rápidas a possíveis estragos provocados pelos temporais.

Recomendações

Evitar áreas de risco;

Procurar abrigo em locais seguros durante a tempestade;

Em caso de emergências, ligar para 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum