RIO GRANDE DO SUL

VÍDEO – Temporais arrastam ponte na Serra Gaúcha no exato momento em que prefeita promete solução

O caso ocorreu na pequena cidade de Santa Tereza; Em município vizinho duas mortes em decorrência das chuvas foram confirmadas

Ponte de Santa Tereza (RS) no momento em que foi levada pela enxurrada em 30/04/2024.Créditos: Reprodução/X
Escrito en BRASIL el

Os temporais que atingem a Serra Gaúcha começam a causar verdadeiros transtornos à população e infraestrutura local. Por volta das 7h desta terça-feira (30), uma importante ponte do município de Santa Tereza (RS) foi levada pela enxurrada enquanto Gisele Caumo (PP), a prefeita, gravava um vídeo para alertar a população sobre a situação.

Já no começo da fala da mandatária - gravado em vídeo para as redes sociais - é possível ver a ponte danificada, mas ainda em pé, enquanto a cheia do rio quase a supera em altura. Nesse momento, uma pequena parte da ponte já havia caído, interditando um dos únicos acessos que ligam a pequena Santa Tereza a São Valentim do Sul e outras cidades da região.

“Pessoal, essa aqui é a nossa situação, vejam. Essa é a ponte que nos liga a outros municípios e vejam, sendo levada pela força das águas. Peço cuidado e cautela principalmente nos deslocamentos. Não sabemos ainda quais estradas estão interrompidas (…) Mas tenho certeza que juntos vamos resolver esse problema”, dizia a prefeita no momento em que a maior parte da ponte começava a ser deslocada pelas águas.

As imagens a seguir são assustadoras. As águas arrastam toda a ponte, como se fosse uma construção feita com um material leve e delicado, dada a intensidade da força da enxurrada. Troncos de árvores e entulhos humanos foram arrastados junto com a ponte.

Mais de 60 cidades do Rio Grande do Sul têm sofrido com as recentes chuvas. Em Paverama, um município ao sul de Santa Tereza, duas mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais. Os municípios ficam próximos a Lajeado e Bento Gonçalves.

Veja os vídeos