A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) divulgou, nesta quinta-feira (6), mais um boletim de balneabilidade das praias do litoral de São Paulo. E as notícias não são nada animadoras.
No total, cerca de dois terços das praias da Baixada Santista estão impróprias para banho. Os números cresceram em relação ao mês anterior.
Te podría interesar
A Cetesb monitora 72 praias na região. Dessas, 49 estão inadequadas para banho (68,1%). Em Santos e Itanhaém, nenhuma foi classificada como apropriada.
A empresa divulgou uma nota para informar quais as causas que influenciaram este cenário. O principal dado para classificar uma praia como própria ou imprópria é a densidade de coliformes fecais.
Te podría interesar
A chuva pode ser responsável por carregar parte deles até canais e rios que desaguam no oceano. Recentemente, inclusive, foi registrado na região um surto de norovirose, que provocou casos de gastroenterocolite aguda.
Ainda segundo a Cetesb, outros fatores podem colaborar para a presença de esgotos nas praias, como sistemas de coleta e disposição de resíduos domésticos nas proximidades; presença de córregos que desembocam no mar; avanço do turismo na alta temporada; características fisiográficas (aspectos da superfície) da praia; condições da maré; fatores de saúde pública e ocorrência de chuvas.
Guarujá é o município do litoral paulista que apresenta o maior número de praias adequadas para os banhistas. Das 12 monitoradas pela Cetesb, apenas três estão inadequadas: Perequê, Enseada (altura da Rua Chile) e Guaiuba, de acordo com informações da Agência Brasil e de A Tribuna.
Veja as praias próprias para banho por cidade
São Vicente: Ilha Porchat, Divisa e Itararé;
Praia Grande: Canto do Forte, Boqueirão, Ocian, Balneário, Flórida e Jardim Solemar;
Cubatão: Rio Perequê;
Guarujá: Tombo, Astúrias, Pitangueiras (altura da Rua Silvia Valadão Azevedo e altura da Avenida Puglisi), Enseada (altura da Avenida Santa Maria, altura da Avenida Atlântica e altura da Estrada de Pernambuco), Pernambuco e Iporanga;
Bertioga: Boraceia (altura do Colégio Marista) e Enseada (altura da Rua Rafael Costabile);
Mongaguá: Santa Eugênia;
Peruíbe: Parque Turístico e Prainha.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.