Litoral de São Paulo tem mais de 40 praias impróprias; confira

O boletim de balneabilidade das praias da região foi divulgado pela Cetesb

Imagem Ilustrativa.Créditos: Luigi Bongiovanni
Escrito en SP el

A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) divulgou, nesta quinta-feira (6), mais um boletim de balneabilidade das praias do litoral de São Paulo. E as notícias não são nada animadoras.

No total, cerca de dois terços das praias da Baixada Santista estão impróprias para banho. Os números cresceram em relação ao mês anterior.

A Cetesb monitora 72 praias na região. Dessas, 49 estão inadequadas para banho (68,1%). Em Santos e Itanhaém, nenhuma foi classificada como apropriada.

A empresa divulgou uma nota para informar quais as causas que influenciaram este cenário. O principal dado para classificar uma praia como própria ou imprópria é a densidade de coliformes fecais.

A chuva pode ser responsável por carregar parte deles até canais e rios que desaguam no oceano. Recentemente, inclusive, foi registrado na região um surto de norovirose, que provocou casos de gastroenterocolite aguda.

Ainda segundo a Cetesb, outros fatores podem colaborar para a presença de esgotos nas praias, como sistemas de coleta e disposição de resíduos domésticos nas proximidades; presença de córregos que desembocam no mar; avanço do turismo na alta temporada; características fisiográficas (aspectos da superfície) da praia; condições da maré; fatores de saúde pública e ocorrência de chuvas.

Guarujá é o município do litoral paulista que apresenta o maior número de praias adequadas para os banhistas. Das 12 monitoradas pela Cetesb, apenas três estão inadequadas: Perequê, Enseada (altura da Rua Chile) e Guaiuba, de acordo com informações da Agência Brasil e de A Tribuna.

Veja as praias próprias para banho por cidade

São Vicente: Ilha Porchat, Divisa e Itararé;

Praia Grande: Canto do Forte, Boqueirão, Ocian, Balneário, Flórida e Jardim Solemar;

Cubatão: Rio Perequê;

Guarujá: Tombo, Astúrias, Pitangueiras (altura da Rua Silvia Valadão Azevedo e altura da Avenida Puglisi), Enseada (altura da Avenida Santa Maria, altura da Avenida Atlântica e altura da Estrada de Pernambuco), Pernambuco e Iporanga;

Bertioga: Boraceia (altura do Colégio Marista) e Enseada (altura da Rua Rafael Costabile);

Mongaguá: Santa Eugênia;

Peruíbe: Parque Turístico e Prainha.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar