O prefeito do Rio Eduardo Paes é daquelas pessoas que respiram política 24 horas por dia, os sete dias da semana. Mal acabou uma campanha em que se reelegeu com folga no primeiro turno, Dudu, como é conhecido, já está em outra para o governo dia Rio em 2026.
Antes do Carnaval, Eduardo Paes pôs o bloco na rua e encontrou uma maneira inusitada de fazer cumprir um decreto dele mesmo contra a utilização de aparelhos de som nas praias da cidade.
O uso de caixas de som nas praias não é permitido na capital do Rio de Janeiro. Um decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado em 2022 no Diário Oficial do Município, dá “efetividade à proibição legal de utilização de caixas de som ou quaisquer meios de amplificação sonora nas praias da Cidade do Rio de Janeiro”.
O decreto determina ainda a apreensão dos equipamentos pela Guarda Municipal do Rio, em caso de descumprimento. O recolhimento será formalizado com a emissão de Termo de Retenção de Equipamento Sonoro (TRES) e deverá ser objeto de resolução.
A exceção é para o uso dos equipamentos de amplificação sonora exclusivamente para a promoção de atividades desportivas ou de lazer devidamente autorizadas pela Prefeitura do Rio. Caixas de som também são permitidas em eventos autorizados pelo município em áreas públicas e particulares no município do Rio de Janeiro.[Agência Brasil]
Para mostrar que a lei está valendo, embora não esteja sendo cumprida, o prefeito decidiu trocar a roupa social por camiseta, bermuda, óculos escuros e um boné do seu time de coração — o Vasco — e partir para o confronto. Ele mesmo conta:
Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky