Nesta terça (14), o Northern Beaches Council, autoridade que regula as praias do norte de Sydney, capital do estado australiano de New South Wales, recomendou o fechamento de pelo menos nove praias por conta de um fenômeno ambiental inusitado: o aparecimento de pequenas bolas maciças na areia da praia, em grande quantidade, de origem misteriosa.
O conselho foi notificado pela Autoridade de Proteção Ambiental do estado (EPA) sobre o aparecimento das esferas nas praias de Long Reef, Queenscliff, Freshwater, North Curl, South Curl, North Steyne, Manly e North Narrabeen, que foram fechadas ao público a fim de que investigações fossem conduzidas, como informou o órgão na sua página oficial do Facebook.
Te podría interesar
"O conselho está organizando a remoção segura do material e inspecionando outras", disseram as autoridades.
Em outubro do ano passado, de acordo com a BBC, outras milhares de esferas negras começaram a aparecer nas praias de Sydney, causando uma confusão geral entre os banhistas.
Te podría interesar
À época, uma análise da composição dessas esferas revelou uma mistura de vários materiais, de óleo de cozinha a sabão, emaranhados de cabelos e químicos como os presentes em shampoos, até hidrocarbonetos de petróleo e resíduos provenientes do esgoto.
As bolas que apareceram dessa vez não têm uma coloração escura; são em sua maioria cinzas ou brancas, e autoridades locais dizem que "podem ser qualquer coisa".
"Obviamente existe alguma coisa vazando ou sendo despejada... flutuando e sendo jogada de um lado para o outro", disse Sue Heins, prefeita e chefe do conselho de Northern Beaches, a um veículo local.