Projeto de trem promete conectar capital à Baixada Santista em trajeto de 90 minutos
Investimento estimado é de R$ 15 bilhões e há três possibilidades de percurso em estudo
Em maio de 2024, o projeto de trem intercidades Eixo Sul, que pretende ligar a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo à Baixada Santista, foi qualificado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos do governo estadual. Ele tem um custo previsto de R$ 15 bilhões.
Segundo informações da pasta, o trajeto pode variar entre 80 a 130 km de extensão, percorrido em 90 minutos, alcançando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas. As estimativas da secretaria são de que o projeto seja responsável pela geração de 13 mil empregos.
O projeto está em fase de estudos e a qualificação significa que ele passa a integrar uma agenda prioritária do governo estadual para atrair investimentos privados. A previsão é que o edital seja divulgado no quarto trimestre de 2026, com leilão previsto para ser realizado no segundo trimestre de 2027.
A ideia é que o trem possa ajudar a desafogar o tráfego de veículos do Sistema Anchieta-Imigrantes.
Possibilidades de trajeto
Estão em estudo três opções de trajeto. Uma delas seria pelo percurso atual realizado pelos trens de carga por meio das cremalheiras, que auxiliam o controle do trem na descida e na subida.
Segundo o Diário do Transporte, há ainda outras duas possibilidades. Um trajeto que passaria por Mongaguá, no litoral sul, em uma extensão que pode variar entre 115 e 130 quilômetros, e outra opção pelo ABC Paulista, acompanhando a rodovia dos Imigrantes.
Na capital paulista, a conexão com a rede atual de trilhos também tem três opções: estações Pinheiros, Brás ou Santos-Imigrantes.