MEIO AMBIENTE

VÍDEO: Pescador se assusta ao achar 2 pinos de cocaína nas entranhas de peixe

Robalo foi encontrado no Rio Paranhos em Cubatão, na Baixada Santista; veja reação de voluntário ao descobrir o fato; assista

Os pinos foram eoncontrados quando pescadores limpavam o peixe.Créditos: Reprodução/Arquivo Pessoal
Escrito en SP el

Um pescador se assustou no momento em que foi limpar um peixe robalo, pescado no Rio Paranhos, em Cubatão, na Baixada Santista. Eles encontraram dois pinos de cocaína nas entranhas do animal.

“Como é que pode? Por isso que os peixes vão ficar muito doido, cara”, declarou o aposentado Ionelcio Brito, de 65 anos, um dos fundadores da ONG Associação Limpa Rio, em entrevista ao G1.

O pescador acredita que algum usuário do entorpecente jogou os pinos nas águas e o peixe acabou comendo.

Ionelcio se surpreendeu com os pinos de cocaína no momento em que foi limpar o robalo. “Nunca tinha visto uma coisa dessa, não acreditei quando eu vi”, disse o pescador, que jogou o peixe no lixo.

O aposentado destacou, ainda, que pesca no Rio Paranhos desde 1986 e já encontrou alguns animais com lacres presos pelo corpo. Porém, esta foi a primeira vez que viu pinos de cocaína dentro de um peixe.

Cláudio Otavio Teixeira, que também participa do projeto voluntário, relatou que estava ao lado dos amigos quando o fato foi registrado.

Segundo ele, apesar de ser a primeira vez que pinos de cocaína são achados dentro de um peixe, é frequente encontrar essas cápsulas durante limpezas nos manguezais.

“Nas limpezas que fazemos no mangue, sempre achamos dezenas ou até centenas de cápsulas na água”, disse Cláudio, em entrevista ao Diário do Litoral.

Garrafas PET, isopor e pneus

Além dos pinos de cocaína, outros resíduos poluem o mangue, como garrafas PET, isopor e pneus

É muito triste. Eu mesmo me alimento e vendo peixes para ajudar no meu orçamento, e muitos pescadores daqui também. A gente se sente decepcionado com o que estão fazendo nos rios e mangues”, desabafou Cláudio.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar